sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PRÓXIMO PASSEIO 30.11.08

Da Ação de Graças ao passeio longo


Com 19 ciclistas, o APS participou, ontem (quinta 27 de novembro), das comemorações ao Dia Nacional de Ação de Graças. Para chegar ao Marco Zero, onde se realizou celebração ecumênica, o grupo fez um percurso de 22km, passando por Casa Amarela, Avenida Norte, Cais do Apolo e voltou pela Avenida Mário Melo e Encruzilhada até o Parque da Jaqueira, pouco depois das 22h.
Orações, cantos sacros e palavras de agradecimento pelo que somos e temos uniram todo o público. O encerramento, conforme anúncio dos organizadores do evento, contou com a participação de cerca de 500 ciclistas de vários grupos. Uma oração especial foi dedicada aos bikers, antes da chuva de fogos. Clicar abaixo para ver fotos.
Passeio longo
Forte de Pau Amarelo. É este o destino que o APS programa para o próximo domingo. Por se tratar de passeio longo, realizado sempre no último domingo do mês, chegue mais cedo - às 6h45, porque às 7h o grupo pega a estrada. Está previsto um percurso urbano de 50km e alguns altos e baixos nas PEs 15 e 22.

Por favor, pela sua segurança e do grupo, revise a bicicleta, use capacete, luvas, óculos de sol. Leve câmera de ar compatível com a bike que você usa, siga o guia (Nandão), nunca fique atrás da vassoura e esteja atento à orientação do apoio.

É preciso esclarecer que o apoio está sempre com a roupa do APS, cinta refletiva e que é o único que pode passar à frente do guia ou fazer corredor em terceira fila, pela segurança do ciclista.
Portanto, quem não é apoio não deve ultrapassar o guia. Se isso não evita imprevistos, pelo menos ameniza e, muitas vezes, salva vidas. Segurança & responsabilidade são itens imprescindíveis.

Se quiser, leve roupa de banho. Afinal, o APS programa parada à beira-mar. Olha o protetor solar, gente, água, muita água. Eu disse "água", deixe a cervejinha pra depois.
Confraternização e sorteio
Por R$ 20 (vinte reais) você participa da festa de confraternização do APS e ainda concorre ao sorteio de uma bicicleta 18 marchas (básica, é verdade), mas novinha, novinha, saída da loja que nem caldo de cana. Na hora.
O valor dá direito a 10 bilhetes de rifa, que você pode passar adiante, mas pelo menos mantenha o seu para se divertir na festa e concorrer ao sorteio ou fique com todos e concorra com mais de uma possibilidade.
A festa é no dia 21 de dezembro, do meio-dia às 17h, só falta definir o local. Música dançante, quebra-panela, distribuição de brindes, comes e bebes, concurso com desfile de pernas masculinas e muita brincadeira.
A venda dos bilhetes é com Márcia. Excepcionalmente no próximo domingo, procure Roberta, durante a parada no Forte de Pau Amarelo.

9 comentários:

  1. Segundo o site do CPRH o ponto da praia em frente ao forte de pau-amerelo é imprópria para banho, sendo os locais próprios apenas no Janga ou em Maria Farinha. Sugiro repensar o local do banho de mar!
    quem interessar entre no site www.cprh.pe.gov.br
    Mara

    ResponderExcluir
  2. Obrifada, Antônio, vou repassar pra Nandão.

    ResponderExcluir
  3. É preciso lembrar que, da última vez que o APS tentou fazer o percurso até o forte de pau-amarelo, alguns ciclistas estavam cansados e o grupo acabou ficando na praia do janga. Acredito que o alerta no blog se faça necessário!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou muito preocupado com o futuro do APS depois do passeio de hoje. Não fiquei lá em Pau Amarelo porque tinha certeza de que se descesse da bike para tomar banho de mar e curtir a praia, conseguiria voltar pedalar para retornar. Cheguei 14 horas na casa de minha namorada no Espinheiro [desde que não paramos mais que a travessia, 6h de pedalada!], e pedalamos a quase 30 km por hora nos momentos de pico. Eu não sei se o caos que se instalou lá na balsa foi por nossa causa, segurando vcs, mas tentamos realmente chegar antes. Só que também seguimos a filosofia do APS, e não ficou ninguém sem apoio, e não fomos a frente deixando ninguém sem rumo ou desprotegido. Graças ao apoio de Gil, as baixas foram socorridas sem nenhum contratempo maior. O atraso foi mais por NÃO termos desencorajado os iniciantes a tentar alcançar o grupo. Inexperiência nossa neste tipo de organização, os mais experientes deveriam ter barrado os novatos, porque só na pauleira iriamos tirar os 50 minutos de atraso e e nem todos aguentariam! Lendo o blog do APS vi que o programa começava realmente às 7h! Portanto falha nossa ao chegarmos atrasados! Mas por outro lado seriam 50km e indo pelas PE15 e PE22. Portanto, Abreu e Lima, Estrada de Nova Cruz e a balsa estariam tudo fora do programa original. Tudo novidade de última hora. Aí os quase 70km pegaram muita gente desprevenida e vai ter consequências. Com certeza no próximo passeio longo o povo vai fugir pensando que pode acontecer este caos novamente. Foi falha da organização. E também a gente chegar do outro lado e não se saber o que fazer: ficar ou partir. Fiquei constrangido por achar que era culpa da gente por termos tentado alcançar vcs, mas percebi que parecia não haver programa [ou a gente no máximo os teria alcançado depois do banho de mar e na hora de voltar]. Soube que houve problemas e desentendimentos, mas cabe agora aprender e não repetir os erros. Acho que nos passeios longos, o GUIA RESPONSÁVEL PRECISA FAZER O ROTEIRO PREVIAMENTE E COMPARTILHA-LO COM O RESTO DA COORDENAÇÃO, fechando um projeto de passeio decente, que não deve ser alterado sem que haja um consenso. Vamos pegar tal via, depois esta, aquela, vamos parar aqui e ali, vamos fazer uma parada maior aqui com esta ou aquela atração. Não podemos conduzir mais de 100 pessoas e larga-las numa praia distante dizendo para cada um decidir o que quer fazer!?? Claro que sendo todos adultos, isto pode ser feito, mas então para que o APS, se é para deixar ao critério de cada um? No passeio anterior para a Lagoa Azul foi ótimo para todos. Bom, o de hoje vocês viram.
    Espero que esta crítica seja tomada construtivamente. O APS é uma iniciativa fantástica, todo mundo gosta. Vamos pedalar!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Rogério, seu comentário é real. Já fiz a postagem sobre o passeio de ontem. Nós - coordenação e colaboradores, também estamos preocupados e aguardando um posicionamnto. Temos fé de que as coisas se ajeitarão. Agora, talvez fosse melhor você postar seu comentário abaixo do "AONDE NÃO FOMOS" porque ele entrou na matéria anterior.Seria assim?

    ResponderExcluir
  6. Apesar dos transtornos o percurso foi ótimo, vamos deixar as divergencias de lado, o importante é pedalar.

    ResponderExcluir
  7. Oi,Ângelo
    Também gostei do percurso, mas a questão não foi essa. E Também concordo com você, o importante é pedalar, mas em paz e em ordem. Eu, por exemplo, também quebrei a ordem (perdi a calma), embora estivesse falando em nome de pessoas que se entiam extenuadas. Obrigada pelo comentário. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Roberta... eu postei meu comentário antes de vc colocar o AONDE NÃO FOMOS. Bem, deixe estar, eu de certa forma tb pensei um pouco nos que não eram tão capacitados a um passeio tão difícil. Até pq tinha uma perto de mim que tb não aguentou!... QQ forma, o mais importante é tirar uma lição disto e estabelecer um procedimento mais definido sobre os passeios longos ou curtos. No próximo domingo estarei em Natal, então não participarei, mas vale o momento para "arrumar a casa"... nos vemos no dia 14, espero!

    ResponderExcluir
  9. Boa viagem a Natal, Rogério. "Tô" até com inveja do seu fim de semana. Um forte abraço da amiga blogueira. Roberta.

    ResponderExcluir