segunda-feira, 10 de novembro de 2008

AONDE FOMOS 09.11.08


A festa foi de todos

Simples, comuns, transadas, equipadas, folclóricas, diferentes. Assim eram as bikes que circularam pelos 11km de trajeto do II Passeio Ciclístico realizado pelo BPTRAN, PMPE e Rede Globo, com apoio do Corujaqueira e participação de diversos grupos de ciclismo da cidade do Recife.
Alegres, sorridentes, animados. Assim eram os ciclistas que, cansados ou em forma, sozinhos, com amigos ou em família guiavam suas bikes no mesmo passeio. Uma grávida que se largou de Barra de Jangada para se integrar ao grande grupo, outro que circulava com um arremedo de "TV Imaginária", aquele que vestiu a bicicleta de "Globo Cop" foram destaques entre destaques.

De quatro e de dois andares, assim eram as respectivas bikes dos dois ciclistas que, com imaginação, fizeram a festa rolar do princípio ao fim. Houve também quem preferisse pedalar quaaaaaaaaaaaase deitado, numa bike apropriada. E haja abdominal pra dispor de uma barriga tipo "tanquinho".

Sabe de uma coisa? Pequenos comerciantes entraram na onda, ou melhor, subiram na bike. Pipoqueiros, vendedores de raspa-raspa, sorveteiros, piruliteiros (será que é assim que se chama o vendedor de pirulitos?), adaptaram os pontos comerciais em cima de duas rodas e tiveram lucro em dobro, passeando e vendendo.
Bem, nem por isso os tradicionais se sentiram por fora. Afinal, cada um tem seu estilo próprio. É como dizia aquele antigo comercial de tintas "O que seria do verde se todos gostassem do amarelo?"

Por falar em amarelo, essa era a cor que diferenciava a camisa dos ciclistas que foram voluntários no apoio. Mangas amarelas, enquanto o público usava uma camiseta pra disfarçar o calor. Só disfarçar. O sol esteve firme, brincando também. Afinal, o passeio serviu, mais uma vez, para que todos se conscientizem que é possível criar uma "política de boa vizinhança" entre pedestres, ciclistas e motoristas. É gradativo, aos poucos, mas a gente chega lá.

Entretenimento

O Palhaço Chocolate deu início à festa, animando o pessoal que chegou cedo. Enquanto isso, Corujas e grupos participantes se preparavam entre distribuição de flâmulas, camisas e orientações. Chegou a vez dos sorteios e o comando passou para dois personagens do Zorra Total: aquele que bota o olho pra fora e Abadia (não sei o nome deles), que faz o papel da noiva de Patrick, outro personagem do programa global.

Depois, foi a vez dos ciclistas de apoio subirem ao palco com Markus, do Corujaqueira, para orientação ao grande público. Uma girândola de fogos, era a deixa para a frevioca começar a tocar. O passeio ciclístico estava saindo, rumo a alguns pontos históricos e culturais do Recife, entre eles o Palácio da Justiça, o Marco Zero e o Palácio do Governo do Estado. A Praça da República foi o pondo pra reposição de energia e reencontro de quem se desgarrou da família e dos amigos durante o trajeto.

Parabéns à participação geral, desde a realização da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN, que completou 16 anos, com direito ao Parabéns Pra Você, cantado pelos ciclistas no encerramento do passeio) e Rede Globo, passando pelo apoio do Corujaqueira, pelos vários grupos de ciclismo, pelo público e, finalmente, por todos que trabalharam anonimamente.

Toledo e Botelho


Fim do passeio, o APS foi cantar parabéns. Aliás, um duplo parabéns - do veterano
ciclista Dino Toledo e do novato apessiano Alexandre Botelho. O encontro foi no Portal, onde o grupo costuma encerrar as pedaladas domingueiras. Quem gosta, comeu maminha; quem não gosta de maminha, ficou no queijo assado. Amendoim como tira-gosto e um delicioso bolo como sobremesa completaram a festa.

Toledo, todo mundo conhece: animado, voz pra lá de sensual (ele é quem diz), bigode grisalho pra fazer companhia à cor do cabelo. Agora, Alexandre Botelho ou, melhor, Botelho, só tem duas semanas de APS, mas já chegou pra ficar. Aliás, ele prometeu (e promessa é dívida) que, até o fim do ano, vai levar 15 novos integrantes para o APS. Já levou um, na verdade, uma - Renata, que compareceu ao aniversário dele e começa a pedalar no próximo domingo.

ATT: Poucas, pouquíssimas fotos, são minhas. Foram cedidas por Toledo e Rogério. A minha câmera deu defeito no início do passeio e o jeito foi apelar aos amigos.


Clicar aqui para ver fotos.


Um comentário: