quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PRÓXIMO DOMINGO 16.11.08

Do Taca ao Rec




Repare: “Taca ao Rec”...”Taca ao Rec”.... “Raca ao Rec”...bem que parece nome de festa ao som de instrumentos de percussão, festa dançante, jamaicana, tambores e muita ginga, hein?

Nada disso. É só o título exótico com que batizei o próximo passeio ciclístico do APS que, de uma ponta à outra, passa pelos shoppings Tacaruna e Recife. É uma pedalada urbana, sem medo de subidas, a não ser a dos viadutos do Forte das Cinco Pontas e do Carrefour.

A concentração e o horário são os de sempre, na Jaqueira às 8h. O trajeto terá cerca de 30km, pouquinho mais-pouquinho menos, com parada pra descanso em Boa Viagem. Aproveite pra tomar uma choveirada e aquela aguinha de coco, sem dúvida a mais saborosa da região.

No trajeto, o APS passa por um ponto histórico dos mais bonitos - o Forte das Cinco Pontas. Pelo viaduto, sentido Boa Viagem, dá pra ver os baluartes da fortaleza erguida em 1630. Mas para apreciar, pelo amor de Deus, não estique demais o pescoço nem fique olhando para o lado direito, distraindo-se e perdendo a noção de segurança.

Curiosidades -



Você sabia que o nome do Forte das Cinco Pontas é Forte de São Thiago das Cinco Pontas? É que lá dentro existe uma capela dedicada a São Thiago Maior, um dos padroeiros da fortaleza.

Sabia também que o primeiro nome foi Forte Frederico Henrique? Nome lindo, hein? Esse cara era tio do Conde Maurício de Nassau.

O Forte teve também outro nome, até engraçado – Forte das Cacimbas só porque ficava próximo a cacimbas de água potável.

Atenção -

Lembre-se de que segurança é fundamental. Capacete, luvas e revisão da bike fazem parte deste contexto. Protetor solar, óculos de sol e líquido também devem ser lembrados. Siga o guia, respeite a orientação do apoio e mantenha-se sempre à frente da vassoura.

Calçada é lugar de pedestre, ciclista em calçada deve empurrar a bike, não buzine em frente a hospitais e casas de saúde, nem use aquela buzina estridente que desconcentra o ciclista ao lado. O passeio é pra render o máximo de segurança e lazer.

Crédito das fotos: foto 1 de Roberta; foto 2 de Gil.

2 comentários:

  1. Acho que será um belo passeio! Claro que corremos o risco do povo se abanquetar em Boa Viagem e o passeio meio que terminar por lá mesmo! E aquela idéia do APS VERÂO sair uma hora mais cedo? O calor tá brabo nesta "primaverão"!

    ResponderExcluir
  2. Gil topa, mas tenho que consultar Márcia e Nandão. Aliás, preciso falar da sua idéia de fazer a exposição de fotos também. Ahco que a expopsição, sim. Mas o horário, não. E aí, o blog entrou direitinho, legal? Você acha que estou mesmo aprendendo? Viu que ousei colocar duas fotos? Agora, é treinar o picasa.

    ResponderExcluir