quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

PRÓXIMO DOMINGO 21.12.08

Recife poético encerra ano APS

Pedalada bem cultural encerra domingo, dia 21 de dezembro, circuito de passeios ciclísticos APS 2008. Roteiro atende peculiar filosofia do grupo de oferecer lazer e cultura ao mesmo tempo. Em pouco mais de 20km você vai se deparar com uma cidade poética, representada por 12 esculturas em concreto e tamanho natural. Instaladas pela Prefeitura, as estátuas homenageiam autores que cantaram e contaram o Recife em prosa e verso.

Nem todos são recifenses como Joaquim Cardozo (de invejável memória), Carlos Pena Filho (um dos mais importantes pernambucanos), Solano Trindade (criador da poesia dedicada à causa negra), João Cabral de Melo Neto (Cão sem plumas), Manuel Bandeira (Vou-me embora pra Pasárgada) e Antônio Maria (Ai que saudade do meu Recife).

Há os pernambucanos Luiz Gonzaga (Exu), Capiba (Surubim), Mauro Mota (Nazaré da Mata), Ascenso Ferreira (Palmares), Chico Science (Olinda) e a ucraniana Clarice Linspector (que chegou ao Recife aos cinco anos de idade), todos contribuindo para o reconhecimento do Recife como centro poético.

Pela ordem de citação, as 12 estátuas estão na Ponte Maurício de Nassau, Praça da Independência, Rua da Aurora (João Cabral e Manuel Bandeira) e Rua do Bom Jesus. Os outros seis na Casa da Cultura, Rua da Moeda, Pátio do Sebo, Cais da Alfâdega e Praça Maciel Pinheiro, locais que têm muito a ver com o trabalho de cada um.

TEM MAIS POESIA

Último do ano, o passeio não termina aí. O APS reservou uma surpresa para encerrar 2008 com chave de ouro - conhecer ao vivo e em cores um artista múltiplo: poeta, escultor, pintor, que vai abrir as portas da casa para o grupo. Imagine que ele queria preparar uns comes e bebes, mas a coordenação disse "Não, pelo amor de Deus, a gente tem comida e bebida na confraternização" (rissssssssdsssss).

A casa do artista é toda decorada com obras de sua autoria. São quadros, esculturas, paredes pintadas e poemas escritos nos muros. Com uma bela história de amor por um animal, hoje imortalizado em pedra no jardim, o artista é mais que simpático, de olhos miudinhos quando sorri. Só não posso dizer o nome dele, assim deixa de ser surpresa.

Por enquanto, conheça alguns de seus trabalhos, abaixo, e aguarde pra saber quem ele é.

ATENÇÃO:


A confraternização está marcada para depois da pedalada. Claro que pode se tomar um banho em casa, se quiser, mas não demore muito. A festa vai do meio-dia às 17h. E tome música!

O bilhete da rifa não é ingresso. Peça o seu à Márcia, antes ou durante a parada do passeio. Não esqueça, o ingresso é individual.

O sorteio da bicicleta vai ser feito antes da saída do passeio. Portanto, esteja lá e reze, reze muito pra Múcio (o sortudo) perder a hora do sorteio. Se não, "tamos" fritos, perdemos qualquer chance.

As fotos da exposição já estão prontas. Foram ampliadas em 24x30. Serão numeradas. Vote nas três que você mais gostar. Em montagem fotográfica, Tomaz faz uma homenagem ao amigo ciclista Gerso Tavares, que morreu esse ano, atropelado. Pra ir à festa, ele não precisa de ingresso. Ele, Gerso, não Tomaz (risssss).

RECESSO

A confraternização dá início ao recesso do APS, este ano. Oficialmente, só no terceiro domingo de janeiro. Mas isso não significa que para-se de pedalar. Apenas, não haverá roteiro previamente programado nem compromisso dos coordenadores. Rogério, inclusive, está se movimentando pra juntar ciclistas que queiram sair às 7h. Ah, por falar em Rogério, ele vai expor as ciclocaricaturas na confraternização. Cuidado, você pode ser uma das vítimas.

Um comentário:

  1. Amigos... acrescentando que as caricaturas foram convertidas para desenho em P&B e impressas em papel texturado. O resultado final lembra um desenho a carvão. Depois da confraternização, na saída, cada um dos caricaturados pode, se quiser, receber a sua como lembrança! Como artista plástico um original assinado por mim hoje vale pouco ou nada... mas quem sabe no futuro?!

    ResponderExcluir