sábado, 27 de dezembro de 2008

PEDALADA EXTRAOFICIAL 27.12.08

Recife ganha monumento ao maracatu

Como todos sabem, o APS está de recesso, mas amanhã haverá uma pedalada extraoficial, como serão todas as outras até o terceiro domingo de janeiro. Portanto, sem compromisso da presença da coordenação, de manter a média habitual de 30km e da participação de um guia oficial. A saída é mais cedo, às 8h. Eu e Gil vamos conhecer o monumento ao maracatu, inaugurado ontem, sexta-feira. O convite está feito a integrantes ou não do APS.

Nove figuras e quatro alegorias em bronze, instaladas na Praça das Cinco Pontas, homenageiam o maracatu de baque-virado. O monumento do artista plástico Abelardo da Hora é formado por nove figuras (rainha, rei, dama de companhia, dama da boneca, carregador de lanterna, tocador de alfaia, empurrador de elefante e porta-estandarte) e quatro alegorias (elefante, estandarte, guarda-sol e lanterna).

Materializado em forma de escultura, o monumento é todo em bronze, pesa cerca meia tonelada e tem quatro metros de altura. Levou sete meses de trabalho intenso para ficar pronto, ao custo municipal de R$ 420 mil.

Uma particularidade da obra é que a figura da rainha ganhou o rosto de Dona Santa que, por muitas décadas de carnavais recifenses, foi a rainha do Maracatu Elefante, no bairro de São José. O verdadeiro nome de Dona Santa era Maria Júlia do Nascimento. Retirada da Internet, a foto abaixo mostra Dona Santa, já idosa e ainda em pleno ofício de Rainha do Maracatu. Morreu em 1962, aos 85 anos.


Também conhecido por Nação, o maracatu de baque-virado é originário da África. O monumento é uma homenagem a uma das mais representativas manifestações culturais pernambucanas. De acordo com Abelardo da Hora Filho, artista plástico assim como o pai, trata-se do maior conjunto de esculturas em bronze de que o Recife dispõe.

Até o fim do ano, a capital pernambucana deve ganhar duas novas obras do mesmo autor - uma estátua em tamanho natural do ex-governador Miguel Arraes, que está prevista para ser inaugurada segunda-feira, no Aeroporto dos Guararapes, e o Monumento ao Retirante, inauguração marcada para terça-feira de manhã, no Parque Dona Lindu.

O grupo de ciclistas que aderir à pedalada extra, amanhã, vai conhecer também a nova atração da Rua da Aurora. Na verdade, é uma estátua antiga - Monumento ao Frevo, que ocupava os jardins do Aeroporto Internacional dos Guararapes e que foi transferida para o Cais da Aurora, cedendo lugar à estátua de Arraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário