domingo, 28 de dezembro de 2008

DOMINGO DE MONUMENTOS 28.12.08

APS pedala pela cultura pernambucana


Mesmo em recesso, o APS saiu hoje, domingo 28 de dezembro. Gastar as calorias adquiridas no Natal, conhecer a nova escultura em bronze que ornamenta a cidade e participar do treino de Gil, que aos poucos volta a pedalar, foram os motivos que reuniram os 18 ciclistas nos 21km rodados.

Primeiro, o APS passou pela Praça das Cinco Pontas, onde a Prefeitura colocou um monumento em bronze, obra do artista plástico Abelardo da Hora. Trata-se de uma homenagem ao maracatu, composta por nove figuras e quatro alegorias. A rainha tem o rosto de Dona Santa, legendária personagem do carnaval pernambucano. Foto acima.

Também na foto acima, o Monumento ao Frevo, agora instalado na Rua da Aurora. Antes nos jardins do Aeroporto Internacional dos Guararapes, a obra foi deslocada para dar lugar a uma nova escultura, a do ex-governador Miguel Arraes, em tamanho natural que está prevista para ser inaugurada amanhã, segunda-feira dia 29 de dezembro.
Na Rua da Aurora, o grupo aproveitou para cantar "Parabéns para Jean". Era um segredo que ele havia contado apenas a Ângela, mas a amiga preferiu espalhar a notícia para que os outros amigos pudessem desejar "feliz aniversário" a Jean. Grande pessoa, o francês. Abaixo com Ângela e o grupo, incluindo Gil.

Um dos momentos mais engraçados da pedalada foi ainda na Praça das Cinco Pontas. Montado num alto pedestal, o Monumento ao Maracatu é um convite a uma maior proximidade, sobretudo para se comprovar a semelhança do rosto da rainha com o de Dona Santa, que por décadas a fio reinou no Maracatu Elefante nos carnavais recifenses.

O grupo estava lá em cima do pedestal, conferindo figura por figura, quando dois patrulheiros da Guarda Municipal, gentilmente convidaram os ciclistas a descer. Explicaram que faziam a ronda para evitar pixação nos monumentos da cidade.

Até aí, tudo bem, mas alegres e descontraídas as moças do APS se fizeram fotografar ao lado dos sisudos vigilantes motorizados. Enquanto isso, o APS masculino preferia examinar as poderosas motos municipais, não tão poderosas assim. Foto abaixo.


Para ver todas as fotos clique na foto abaixo. Ah, sim, e repare na bermuda de férias que Márcia usa. ÉEEEEEEEEEEE, recesso.

Monumento ao Maracatu

3 comentários:

  1. A todos que participaram do passeio de ontem, meu obrigado pela amizade:
    Gil, Roberta, Márcia, Toledo, Angela, Edson, Márcia2, Marta, Eunice, Odilon, Maria, Gabriel, e todos aqueles que não citei por ainda não saber o nome, que me perdoem, mas o rosto de cada um está na minha memória.
    Forte abraço para todos e até o próximo passeio.
    Jean.

    ResponderExcluir
  2. Amigos do APS... infelizmente uma dor nas costas não me deixou participar do passeio de recesso deste domingo... Pena, parece ter sido ótimo! Espero que o APS o repita depois do recesso!... Gil, bem vindo de volta a casa! Jean, muitos kilometros de pedaladas pela vida adentro!

    ResponderExcluir
  3. Jean não tem o que agradecer. Merece parabéns, mesmo.

    Rogério, fique bom logo. Tem outra, sim, no recesso. Talvez domingo.

    ResponderExcluir