domingo, 7 de dezembro de 2008

AONDE FOMOS 07.12.08

Feriadão recifense leva APS a Camaragibe

Domingo, dia 07 de dezembro, véspera de Nossa Senhora da Conceição, o feriadão tirou muita gente do Recife. Ainda assim, 43 ciclistas deram presença nos 32km ida/volta a Camaragibe. Houve três pneus furados, nenhuma queda, o comparecimento de alguns ausentes temporários e a chegada de dois novatos.

Localizada na Regiao Metropolitana, Camaragibe tem uma extensa área ainda conservada de Mata Atlântica. Embora com uma economia atrelada a Recife, o centro comercial de Camaragibe é um dos mais movimentados dentre os municípios vizinhos.

Agora, gente, olha aí abaixo a rapadura que o APS comeu em pleno centro comercial de Camaragibe, depois de banana, laranja, sorvete, água e suco. Também pudera, foi preciso repor toda energia gasta na ladeiriiiiiiiiiiiiiiinha que Márcia, como guia, ofereceu ao grupo. Presente de grego.

Aproveitando o tempo durante a troca de um pneu, o APS conversou com Luís Vieira, há 68 anos morador do bairro do Alto da Boa Vista. Bom de papo, cabelos brancos e acompanhado de dois outros amigos, Vieira (foto abaixo) dava o testemunho de amor à terra: "Aqui é tão ruim que nada acontece". Depois, convidou o grupo pra dar uma passadinha por lá na noite de 24 de dezembro. A festa é na rua, só os vizinhos, disse ele.

Camaragibe tem uma história administrativa e judiciária meio conturbada. Distrito de São Lourenço da Mata, foi elevado depois a município, rebaixou novamente a distrito e teve suas terras reanexadas a São Lourenço da Mata. Finalmente, voltou à condição de município em 1982.

A denominação tupi-guarani, Camara (planta) e gibe (rio), vem do Engenho Camaragibe, um dos mais prósperos da região, datado de 1549. Hoje com G, a grafia com J também pode serencontrada em alguns documentos. Para ver as fotos, de Roberta e Márcia, clique abaixo na palavra Camaragibe.

Camaragibe

Nenhum comentário:

Postar um comentário