


Para ver todas as fotos clique na foto abaixo. Ah, sim, e repare na bermuda de férias que Márcia usa. ÉEEEEEEEEEEE, recesso.
![]() |
Monumento ao Maracatu |
Para ver todas as fotos clique na foto abaixo. Ah, sim, e repare na bermuda de férias que Márcia usa. ÉEEEEEEEEEEE, recesso.
![]() |
Monumento ao Maracatu |
E, finalmente, o APS encerrou o passeio ciclístico passando por Capiba, nascido em Surubim e que adotou Recife como cidade para viver, onde permaneceu até a morte. Compositor de frevos, amou o Recife como poucos. Lourenço Barbosa, nome verdadeiro, levava o apelido de família - Capiba, que significa jumento, pequeno e emburrado. Da Rua do Sol, onde Capiba se mostra à cidade, o grupo seguiu para a Estação Central do Metrô. Ali, bem em frente, está a escultura do compositor de Asa Branca. Com uma sanfona, ao lado de um triângulo e uma zabumba, a estátua de Luiz Gonzaga homenageia o artista que primeiro e mais divulgou a música nordestina.
Do roteito programado, o APS não pôde cumprir a visita ao poeta Manuel Bandeira, na Rua da Aurora. Numa escultura composta por um portal, Bandeira está lendo o livro "Evocação". Leia o poema abaixo e, ao lado, veja as fotos de Capiba, Luiz Gonzaga e Edvaldo. Edvaldo é o artista múltiplo, pintor, escultor, poeta e, ainda por cima, ciclista do APS. Recebido pela simpatia da família, foi na casa do artista que o grupo concluiu o passeio.
Como eram lindos os nomes das rua da minha infância
Rua do Sol (Tenho medo que hoje se chame do Dr. Fulano de Tal)
Atrás de casa ficava a Rua da Saudade...
... onde se ia fumar escondido
Do lado de lá era o cais da Rua da Aurora...
... onde se ia pescar escondido
Capibaribe-Capibaribe
Lá longe o sertãozinho de Caxangá
Banheiros de palha
Um dia eu vi uma moça nuinha no banho
Fiquei parado o coração batendo
Ela se riu
Foi o meu primeiro
alumbramento
Manuel Bandeira
Ruth, do APS, foi a primeira a ser sorteada. Emérson, na ausência do sortudo Múcio, tirou uma das bicicletas. Ele fez uma promessa - a bike é da mulher. Agora, Emérson, a gente quer ver, se ela não pedala. Encerrada a programação ciclística, o APS ainda foi cantar Parabéns Pra Lúcia, que ofereceu dobradinha e bolo de chocolate. Ah, meu Deus, e o regime, o que é que faço com ele (rissssssssssss)?
ATENÇÃO: os interessados na confraternização natalina e exposição fotográfica do APS, no domingo dia 21 de dezembro, têm até terça-feira para prestar contas dos bilhetes de rifa, entrada para a festa e entrega das fotos.
A entrada custa R$ 20 por pessoa e dá direito a dez bilhetes para sorteio de bicicleta e brindes, comes e bebes, quebra-panela, música e concurso de pernas masculinas (hahaaaaaaaaa! cuidado com o exigente júri feminino) nas categorias beleza da natureza, café com leite e Toni Ramos.
Para participar da exposição fotográfica, o ciclista deve entregar de três a cinco fotos em CD e resolução para 24x30, mais o valor correspondente. Cada ampliação custa R$ 2,5. As fotos devem ser de passeios do APS e podem ser de paisagem, pessoas ou objetos, à livre escolha do autor.
Detalhes da confraternização, com Márcia (9182.0628); e das fotos, com Roberta (9961.2249 / 3083.4229) e Rogério (9701.2910) podem ser resolvidos até terça à noite, antes da saída do Corujaqueira, por trás da igreja do parque, onde o APS se reúne. As fotos, no Picasa, são de Márcia e Roberta.
![]() |
Clique na foto para ver o álbum |
Aproveitando o tempo durante a troca de um pneu, o APS conversou com Luís Vieira, há 68 anos morador do bairro do Alto da Boa Vista. Bom de papo, cabelos brancos e acompanhado de dois outros amigos, Vieira (foto abaixo) dava o testemunho de amor à terra: "Aqui é tão ruim que nada acontece". Depois, convidou o grupo pra dar uma passadinha por lá na noite de 24 de dezembro. A festa é na rua, só os vizinhos, disse ele.
Camaragibe tem uma história administrativa e judiciária meio conturbada. Distrito de São Lourenço da Mata, foi elevado depois a município, rebaixou novamente a distrito e teve suas terras reanexadas a São Lourenço da Mata. Finalmente, voltou à condição de município em 1982.
A denominação tupi-guarani, Camara (planta) e gibe (rio), vem do Engenho Camaragibe, um dos mais prósperos da região, datado de 1549. Hoje com G, a grafia com J também pode serencontrada em alguns documentos. Para ver as fotos, de Roberta e Márcia, clique abaixo na palavra Camaragibe.
![]() |
Camaragibe |
Essa aí sou eu, Roberta. Puxa, "tô" parecida com o personagem andrógino do pintor norueguês Edvard Munch, em momento de profunda angústia, em 1893. Penso que não sou assim, tão...tão...tão...sei lá...É como apareço no álbum de ciclocaricaturas que Rogério está fazendo de todos nós ciclistas.
Se você ainda não foi "vítima" da fértil imaginação do amigo, aguarde. Mas, também se não gostar, avise que ele retira do álbum. Rogério é aquele cara alto e forte, tão alto e tão forte que usa a camisa do APS como um abadá, única forma que encontrou pra entrar no tamanho GGGGG.
Pra quem não conhece, ele é o primeiro da lista, com a namorada Nena, auto-intitulado de Michael Jackson. Dou um brinde (de verdade) a quem fizer uma ciclocaricatura ainda mais caricata de Rogério. "Tá" lançada a oferta. Pra conferir o álbum, acesse o endereço.