domingo, 24 de maio de 2009

JOSÉ CASTRO 24.05.09

Ciclistas se reúnem nos Montes Guararapes

Diversos grupos do ciclismo pernambucano reuniram-se, nesse domingo 24 de maio, nos Montes Guararapes, em Jaboatão. O objetivo foi homenagear o atleta José Castro, atropelado e morto por um carro em alta velocidade, no sábado 16. Promovido por um grupo de amigos, o encontro teve também o objetivo de chamar a atenção das autoridades para a falta de respeito a que os ciclistas são submetidos no trânsito. O movimento contou com a participação de familiares de José Castro. Amigos para Sempre (APS), Corujaqueira, Pedal, Bike Amigos e Federação Pernambucana de Ciclismo foram alguns dos grupos presentes ao ato. O APS levou 81 ciclistas num percurso que, ida e volta, fechou em 37km. Idéia de Eduardo Assunção, percorreu o trajeto usando tarja preta no braço. A cor também se fez presente em algum detalhe ou mesmo na própria roupa de outros ciclistas. Nos Montes Guararapes, a família distribuiu bandanas em preto e branco, simbolizando o luto e a paz. Totalmente retorcida após o acidente, a bike de Castro lá estava mostrando a violência do impacto do veículo no atleta.

"Pai Nosso que Estais nos Céus..." foi a prece dos ciclistas em homenagem ao companheiro. O momento foi de profundo respeito, todos de mãos dadas, em frente à Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como igrejinha dos Montes Guararapes. Testemunha silenciosa do grave acidente ocorrido a poucos metros de distância, o pátio da Matriz foi palco para o desabafo dos mais próximos, aqueles que conheceram José Castro como marido, pai e amigo e, sobretudo, como homem de bem. Ao lado da emocionada mãe Carmem, a filha Carol Castro enfatizou a dor de acordar na manhã de um sábado com a notícia da morte insperada do pai. Agradeceu a presença de todos, inclusive daqueles que não conheceram o pai, mas que estavam ali presentes. A missa de sétimo dia foi realizada, logo após, na Igreja de Candeias, na mesma cidade. O APS se sente solidário à família e deseja que o conforto espiritual se faça presente minizando a dor da saudade.

2 comentários:

  1. Queridos amigos do APS,
    mais uma vez agradeço o empenho de vocês em nos apoiar no último domingo. A causa de José Castro é nossa: da família, dos amigos, e todos vcs que sobem em uma bicicleta por prazer !
    Nosso grito não será sufocado por autoridades inertes e omissas.

    Um forte abraço,
    CAROLINA CASTRO

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pela homenagem que vocês realizaram a esse cara maravilhoso que era Castro e que ele não tenha ido em vão. Carol não tenho palavras para descrever o meu sentimento para vcs + saiba que sempre que precisar pode contar conosco se cuida manda um beijo para Carmen e um abraço para o Rafael.

    Diego Osvaldo Iglesias Ricoy

    ResponderExcluir