quarta-feira, 27 de maio de 2009

RESERVA DO PAIVA

Passeio vai até Barra de Jangada

Duas pontes urbanas, um túnel, uma ponte em madeira e três quilômetros sem pavimentação. Isso é o que você vai encontrar pelo caminho, domingo dia 31 de maio, num percurso ida/volta de 60km. A idéia do passeio é conhecer a ponte em construção que ligará Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, à Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Impossivel cruzar, a travessia está em obras a todo vapor e o sistema de segurança é pra valer. Mas o APS encontrou um lugarzinho perfeito para o grupo descansar e observar, de longe, o que vai ser o "maior empreendimento turístico" de Pernambuco. Se é proibido atravessar, pelo menos é permitido sonhar. Sonhe à vontade. Em plena praia do Paiva, a Reserva tem 526 hectares, 8,5km de praia, quatro quilômetros de rios, piscinas naturais, serviço de hotelaria, posto médico, coleta de lixo seletiva e condomínios. Sabe quanto custa uma "casinha"? Dois milhões de reais, a menor delas. Pasme, o primeiro condomínio foi todo vendido. Já pensou na possibilidade de o APS fazer ali sua sede balneária? Sonha, Marcelino!

Dizem as conversas de bastidores, travadas durante a Mostra Internacional de Turismo, semana passada no Centro de Convenções, que o primeiro condomínio da Reserva do Paiva atraiu famosos do Brasil e do mundo inteiro. Pernambuco receberá celebridades em férias. As mesmas conversas de bastidores, deram conta de que os investimentos do lado de lá são altíssimos, mas ninguem, ninguem mesmo, quer investir do lado de cá, ou seja, em Barra de Jangada. Tem nada não, o APS nem se preocupa com essas diferenças, o que o grupo quer é pedalar e conhecer as novidades. Leve roupa adequada pro banho de chuveirão num barzinho bem legal à beira mar, localização privilegiada, de frente para a ponte em contrução. Do local, dá pra fazer boas fotos tendo a diversidade ambiental como pano de fundo. As mesmas conversas de bastidores dizem que a ponte será entregue em dezembro. Ah, e que vai cobrar pedágio.

O APS avisa que o passeio é desaconselhado a crianças e pessoas sem condicionamento físico. Se quiser arriscar, é melhor levar apoio próprio ou dinheiro pro taxi. O horário de saída é mais cedo, impreterivelmente às 7h. Retorno previsto às 13h (pra gente curtir um pouquinho a beleza local). Revise a bike, cheque os freios, não esqueça o capacete e as luvas. Leve bomba de ar, se tiver. Lembre-se da câmara sobressalente. Pedale com responsabilidade, fique atrás do guia, respeite a orientação do apoio e nunca fique atrás do popular "vassoura". Permaneça junto ao grupo. Bom passeio. As imagens que ilustram esta matéria são do site Reserva do Paiva. Mas ao lado, no slideshow, você vai ver as fotos feitas durante o reconhecimento do percurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário