quarta-feira, 13 de maio de 2009

PASSEIO TEM CACHORRO NO CAMINHO

APS "enfrenta" rothwellier

O melhor amigo homem não é só carinho, mas proteção. Nem sempre fica em casa na mordomia de beijos e fofo rabinho abanando. Muitas vezes é um trabalhador dedicado, com horário e tarefas a cumprir. É esse tipo de cão que o APS vai encontrar, domingo próximo, dia 17 de maio, durante visita à Companhia Independente de Policiamento com Cães, sob o comando do major José Antônio Silva Filho. Ali você vai conhecer a rotina militar dos 38 rothweilleres, labradores e pastores alemães. Treinados em faro de entorpecentes, detecção de explosivos e patrulhamento eles trabalham na Região Metropolitana e Interior do Estado. Durante a visita, o APS presenciará uma demonstração de adestramento, feita pelo oficial Arquimedes. Embora com todo o aparato de segurança, siga a orientação do instrutor para evitar problemas.

A Companhia de Policiamento com Cães dispõe de um efetivo de 85 PMs em atividade. São eles que, diariamente, acompanham os animais durante as tarefas. Do total de cães, 10 são labradores e pastores alemães destinados ao trabalho de farejamento de drogas e detecção de explosivos. Os 28 restantes, da raça rothwallier, trabalham nas ruas em patrulhamento. Presídios e estádios de futebol são alguns dos locais onde você pode encontrar esses animais de expecional qualidade. De acordo com o tenente Cavalcanti, os menores de até um ano e meio são considerados filhotes e se encontram em período de adestramento. Somente depois de treinamento específico são liberados para o trabalho.

Domingo, esteja no local de concentração, na Jaqueira. O APS sai pontualmente às 8h, devendo chegar ao canil no máximo às 9h. O objetivo é dispor do tempo necessário para conhecer o local e participar da demonstração de adestramento, sem extrapolar o horário de descanso e alimentação dos animais. O percurso total, ida/volta, prevê os habituais 30km em áreas urbana e rural. No roteiro, um trecho de BR, duas ladeiras e uma descida para a qual o APS pede total atenção. Esteja com sua bike em condições, nunca pedale sem capacete, use luvas e óculos de proteção, leve líquido repositor, lembre-se do protetor solar. Respeite o guia, atenda à orientação do apoio, não converse ao celular enquanto pedala, ande pela direita, cuidado com o trânsito, dê vez ao pedestre e não pedale pela calçada. Pode parecer muita recomendação, mas como afirma o ditado popular "seguro morreu de velho" (risssss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário