quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

DOMINGO 01.03.09

APS vai à Torre do Zeppelin

Era 22 de maio de 1930. Recife vestiu-se de festa e foi às ruas conferir aquela coisa estranha, em forma de charuto prateado. A importância do fato era tão grande, mas tão grande, que o governo decretou feriado estadual.
Também, não era pra menos. O dirigível alemão Graf Zeppelin fazia sua primeira viagem e inaugurava os céus da Europa ao Brasil, com passagem pelo Recife e Rio de Janeiro. Confortável, a máquina voadora atracou numa torre de ferro especialmente construída para atender as necessidades do novo meio de transporte.


Copiada da internet, a foto está no flickr.com em nome de Leando Araújo, e mostra perfeitamente o Zepelim sobrevoando a torre, onde atracaria. A história conta que mais de 15 mil pessoas foram ver o dirigível, lotando os bondes de então, demonstrando medo e admiração por aquela coisa de forma estranha e alongada.

O tempo dos dirigíveis acabou em 1937, mas a base operacional recifense ainda existe. Aliás, é a única remanescente no mundo. Com 19 metros de altura, placas de ferro originárias da Alemanha, a Torre do Zepelim é o programa do APS no próximo domingo, dia primeiro de março. A foto abaixo, do Wikipédia - internet, mostra a torre em momento recente.



É uma pedalada urbana, com cerca de 32km. O campo do Jiquiá, onde a torre está localizada, tem mais de 40 hectares, onde funcionam duas unidades da Polícia Militar. O terreno pertence à Caixa Econômica.
Localizada no campo do Jiquiá, a torre é tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco e motivo de projetos que, infelizmente, ainda estão guardados nas gavetas municipais. As propostas não contemplam apenas a torre, mas a criação de um sítio histórico e a recuperação das margens do rio Jiquiá.
Surpresa

Depois da pedalada, os ciclistas que costumam se despedir no Portal, terão uma surpresa. Conto ou não conto? Ah, vou contar, vou contar, sim (rissssssss). É aniversário de Márcia Cunha, coordenadora, e ela prometeu levar um bolo de chocolate para a hora dos parabéns.

O recesso do APS durante o carnaval não deixou o ciclista parado. Muitos pedalaram em pequenos grupos ou sozinhos. Outros se divertiram nas ladeiras de Olinda e nas ruas do Recife. O galo foi uma das opções. Foto abaixo.


Cuidados

Agora, gente, o carnaval se foi, e só para o ano. Eu sei...tudo bem...ainda tem carnaval, em Boa Viagem. O Camburão, bloco da Polícia Militar, está brincando hoje o que não pode brincar nos dias de Momo. Mas vê lá, hein, vamos voltar à carga da disciplina, da segurança, do pedalar com responsabilidade.

Use o capacete, coloque as luvas, siga o guia, não fique atrás da vassoura, ouça as recomendações do apoio. Ultrapasse com segurança, dê vez ao pedestre, esqueça a calçada - a menos que você empurre a bike se estiver na calçada.

Outra coisa, gente, cuidado com as conversas ao celular, pare ou fale depois. Sossegue a buzina, principalmente as estridentes e, ainda mais, nas áreas hospitalares. Preste atenção ao trânsito. E esqueça Michel Jakson e o sorridente tipo de olhos "só love", eles já se foram com o carnaval.




2 comentários:

  1. a gente tinha de fazer uma faixa escrito "AQUI POUSOU UM ZEPELLIN EM 1930"... colar e fotografar pra por na web... sabe o que me falta, uma garagem para por estas idéias no papel!!! eheheheh... Nós vamos e depois tb no niver de Márcia!

    ResponderExcluir
  2. A idéia é legal mesmo. A faixa não dá, mas vou fazer com papel comum.

    Você vai ver. Vai ficar numa foto.

    Quato à garagem, meu amigo, sito não poder ajudar (risssssss).

    ResponderExcluir