quarta-feira, 4 de novembro de 2009

MESTRE NADO

APS vai ouvir o som do barro

O passeio do APS no próximo domingo, dia 08 de novembro, tem um quê de especial - conhecer o homem que utiliza o barro para fazer instrumentos de percussão e sopro. O homem se chama Aguinaldo da Silva, mais conhecido como Mestre Nado (foto ao lado). Ceramista e músico autodidata, nasceu em Olinda, onde começou a dar forma ao barro, dele produzindo notas musicais. Da sua arte, hoje nacionalmente reconhecida, costuma dizer que ela é inspirada na natureza, com formato de peixe, tartaruga, pássaros. Na sua oficina Centro Cultural Som do Barro, localizada no bairro olindense de Caixa D`Água, Mestre Nado repassa seus conhecimentos a crianças e jovens que aprendem a modelar as características específicas de cada instrumento. Com isso, pretende incentivar os alunos a compreender a diversidade cultural de Pernambuco.

A vida artística de Mestre Nado iniciou por acaso. Ainda criança, gostava de moldar o barro fazendo pequenas bolinhas ocas. Um dia percebeu que, ao furar as bolinhas, poderia produzir som, resgatando um antigo instrumento feito de uma fruta africana. Daí, começou a pesquisar o assunto, criando novos instrumentos a partir do barro.
Assim, surgiram as sete versões da Flauta Nado, os Maracas, Raco-Racos, Bum D´Água e as famosas ocarinas, cujo nome significa Caixa de Som. Neste domingo, Mestre Nado vai fazer uma demonstração de seus dotes musicais, acompanhado de seus filhos Micael e Sara, repetindo o espetáculo que tanto maravilhou ciclistas do APS, há cerca de dois anos. Algumas das peças estarão expostas e à venda a partir de dois reais.

Entre idas e vindas, você vai ter um percurso em torno de 25km. A saída é do Parque da Jaqueira, às 8h, com estimativa de volta ao meio-dia. O passeio é totalmente urbano, embora com ruas pavimentadas paralelas a Mata Atlântica. Subidas e descidas, muitas, mas nada que não se possa vencer. Para os novatos no APS, o local de concentração é pela entrada da Rua do Futuro, próxima às barracas de frutas. No slideshow, veja fotos de Mestre Nado e de alguns trechos do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário