domingo, 22 de novembro de 2009

Passeio reúne história e beleza

Mais uma vez organizado pelo APS, o IV Passeio Ciclístico da Escola Estadual Regueira Costa reuniu alunos do primeiro e segundo graus, com idades que variavam entre 11 e 30 anos. Realizado anualmente, o evento faz parte do programa de atividade interdisciplinar daquela unidade de ensino público. Sob a responsabilidade das professoras Márcia Cunha (História da Arte) e Mônica Vloccowick (Educação Física), os alunos visitaram o Palácio do Governo do Estado. O APS saiu do Parque da Jaqueira às 8h e seguiu por Casa Forte, Apipucos, Macaxeira, Casa Amarela e Rosarinho, onde os estudantes aguardavam. Juntos, seguiram pela Avenida Norte, Ponte do Limoeiro, Prefeitura do Recife, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros e Praça da República, onde se localiza o complexo arquitetônico, formado pelo Teatro Santa Izabel, Palácio da Justiça e Palácio do Governo, histórico e poeticamente conhecido como Campo das Princesas.
Durante o trajeto, o encontro com outros grupos que também se exercitavam em bikes e em competição de corrida.

Os alunos estavam animados, mas antes de conhecer o Palácio teriam que cumprir a formalidade de preencher ficha com nome e telefone. Na ocasião, alguns ciclistas do APS optaram por esticar a pedalada até Boa Viagem, onde estava programada uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ainda assim, permaneceu a maioria na expectativa de conhecer um dos mais belos recantos da história pernambucana. Repleto de turistas de outros estados, o Palácio do Governo contava com guias especialmente treinados para receber o público, mesmo que extrapolando a quantidade prevista de visitantes. Em relação ao APS e Regueira Costa, a solução foi dividir a turma em duas. Uma parte ficou com a guia Natália e a outra com Jeane, ambas do Cerimonial. O Palácio encantou olhares diante de tantos adornos, mobiliário eclético, vitrais, obras de arte, jardins internos e externos e parte posterior, na curva do Capibaribe, voltada para a Rua da Aurora.

Estado conhecido como Leão do Norte pela bravura de seu povo, Pernambuco é exaltado através dos vitrais do ar
tista alemão Henrique Moser, localizados no primeiro e segundo andares e que, respectivamente, representam a Revolução Pernambucana, em 1817, e a Proclamação da República, em 1889. Protegido por grades de ferro, o Palácio do Campo das Princesas está mesmo em local privilegiado. Edificado em três pavimentos, devido a períodos de reforma, só não foi possível conhecer o Gabinete do Governador, embora o APS tenha sido informado, em contato prévio, que o roteiro aos domingos é completo. Apesar da alteração, os salões das Bandeiras, das embaixatrizes, a galeria dos ex-governadores, as peças de arte, os espelhos e até as histórias de assombração (como em todo Palácio que se preza) fizeram do passeio um verdadeiro domingo cultural. Agora, meninos e meninas da Escola Regueira Costa, o negócio é tranformar a visita num bom motivo para boas notas.

A CTTU acompanhou o grupo por solicitação do Regueira Costa, ajudando bastante durante o trajeto. O percurso completo foi de 24km. Os dois grupos - Escola e APS - reuniram mais de 100 participantes. Foi permitido fotografar ambientes internos sem flash. Os visitantes não tinham permissão para fotografar a parte posterior do Palácio nem o corredor onde se localiza o gabinete do governador, por questões de segurança. Duzentos anos antes de ser construído em estilo neoclássico pelo Conde da Boa Vista, em 1841, o Palácio do Governo foi residência oficial do Conde Maurício de Nassau e era conhecido como Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres. Quem perdeu a chance de conhecer o local com o APS ou quiser repetir a visita, pode agendar pelos telefones 3181.2260/ 3181.2156. Vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário