quinta-feira, 2 de abril de 2009

DOMINGO ABRE SEMANA SANTA

Ciclistas vão à Sé de Olinda

Dia 5 de abril, Domingo de Ramos, início da Semana Santa. A semana toda é de vivenciada pelas igrejas cristãs, porque representa um dos períodos mais importantes do cristianismo no mundo - Paixão, morte e ressurreição de Cristo. O APS vai aproveitar a data para fazer o passeio ciclístico até a Sé de Olinda, igreja inicialmente construída em taipa entre 1537 a 1540.


Importante lembrar que o local escolhido não tem qualquer pretensão de ir contra ou a favor da religião (ou não) de cada um. Muito pelo contrário, a escolha tem a ver com a filosofia do APS de unir o útil ao agradável, ou seja, o conhecimento de lugares, pessoas e culturas ao prazer do esporte e da companhia dos amigos.

IGREJA DA SÉ - Elevada à categoria de catedral, durante mais de três séculos representou o centro da vida religiosa de Pernambuco. Seu patrono é o "Santíssimo Salvador do Mundo". De onde se localiza, a Igreja da Sé é capaz de deslumbrar qualquer visitante com a paisagem que oferece entre Olinda e Recife.


SEMANA SANTA - A Semana Santa é uma data móvel. Realiza-se 40 dias após o carnaval. Começa no Domingo de Ramos, quando Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho e foi recebido pelo povo que o saudava com ramos, e termina no Domingo de Páscoa, quando subiu ao Céu. Páscoa significa passagem.

Cada dia da Semana Santa tem significado próprio para a Igreja cristã. Domingo de Ramos, segunda, terça e quarta santas; quinta - Última Ceia (quando Jesus lavou os pés dos apóstolos); sexta - crucificação, morte e sepultura; sábado - morte de Judas Iscariotes; domingo de Páscoa, subida ao Céu.


SÍMBOLOS DA PÁSCOA - Algumas pessoas perguntam por que o coelhinho é o símbolo da Páscoa e não a galinha? A galinha também é. Afinal, o ovo significa vida, nascimento. Mas a tradição do coelhinho surgiu na antiguidade - além do significado de fertilidade, o coelho era o símbolo da lua e a lua determina a data da Páscoa, que é data móvel. A explicação é do Wikipedia, na internet.
Os ovos são uma forma de presentear os amigos durante a Páscoa. Você sabia que houve época em que os nobres presenteavam os amigos (nobres, também, claro) com ovos cravejados de diamante, ouro, enfim...pedras preciosas?

Agora, entre os simples mortais, primeiro vieram os ovos de verdade; depois, ovos de verdade pintados, coloridinhos; depois, a invenção do pecado dos ovos de chocolate. Ah, deliciosas calorias! Pecado, pecado, pecado... e olhe que a semana é santa (risssss). Até domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário