domingo, 19 de abril de 2009

APS PARTICIPA DA FESTA DA PITOMBA

A festa tem mais de três séculos

Setenta e seis ciclistas subiram os Montes Guararapes, nesse domingo, 19 de abril, para participar dos últimos dias da Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes. O evento tem mais de três séculos, uma tradição que vem se mantendo ano após ano e que se denomina, na realidade, Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Abaixo, foto oficial em frente à igreja.






Foram 36 quilômetros percorridos ida/volta, sob o sol ameno de abril, registrando-se duas quedas sem consequências. Do total de ciclistas, apenas dois estavam sem os respectivos capacetes, o que demonstra o grau de responsabilidade da absoluta maioria dos atletas da magrela.





Três ladeiras testaram o grau de resistência, força muscular e uso do equipamento dos ciclistas. Muitos preferiram empurrar a bike o que, no fim das contas, também é um teste de resistência. Mais que isso, de perseverança. Além de tudo, empurrar a bike permite observar a paisagem com mais tranquilidade. Olhe, só, a calma aí abaixo.





Comerciantes da área fizeram a alegria dos ciclistas que, como crianças, caíram em cima das pitombas, dos beijus (ai, que delícia), bolo de mandioca e outras iguarias da terra. Como tudo na vida é troca, o APS reciprocamente fez a alegria dos comerciantes que não esperavam tanto movimento, àquela hora da manhã.




A parada ao lado da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres se estendeu ao Mirante, onde uma guarnição do Exército mantem uma maquete com toda a história das duas importantes batalhas ocorridas naquele Sítio Histórico, em 1648 e 1649 e que resultaram na expulsão dos holandeses.




O mirante serviu de palco para o grupo cantar Parabéns pra Você. Era aniversário da professorinha Ju, apessiana assídua. Pode-se dizer que foi um aniversário diferente: bandeiras do Brasil e de todos os estados no lugar das coloridas bolas de soprar. Abaixo, Ju ao lado de Luciano.



Como guia, Gil teve o apoio de Eurico (Coruja), Fred, Márcia, Milton, Roberta e Toledo. Especialmente o de Fábio, APS veterano que, embora residindo agora em Santa Cruz do Capibaribe, de vez em quando reaparece pra dar uma forcinha. Ele à direita, na foto abaixo, com Fred e..."Japan".




Notícia de alguns - Eunice e Fátima reaparecendo depois de um mês; Carmem sem a costumeira companhia dos filhos; Graça distribuindo abraços ecológicos às árvores; Paixão sentindo falta de Ruth; Billy, cadê Ronaldo e Duda?; Monteiro se programando pro feriado de terça; Rogério marcando pedalada "Tira Dentes"; Fernando ET com saco plástico recolhendo o lixo nos Montes Guararapes.



Ainda notícia de alguns - Lula Holanda, corredor da Jaqueira, propondo um passeio entre corredores e ciclistas; Chico Gomes se Ba(r)tizando; Gêmeos e companhia ilimitada com saudades de Marcelino que vai embora pro Ceará; grupinho se organizando pro forró na Casa de Mainha; ciclista paulista, novato, no pedaço. Único problema - não consigo lembrar se o nome é Anderson ou Jeferson. E olha que ele respondeu às inúmeras vezes que perguntei (rissss). Na foto abaixo, Gil, Eunice e Ju dando as boas-vindas a Anderson..., não, a Jeferson...não,...ai, desculpe (risssssss).



Programação pra terça-feira - quem vai ficar na cidade e ainda não tem programação pode escolher entre Barra Jangada e Maria Farinha. Pra ir até Barra, entrar no blog de Rogério pedalandoeolhando, cujo link está na faixa verde à direita. O passeio começa entre 5h e 6h, e o encontro é na barraca de frutas na calçada da Jaqueira.


Mas se você prefere ir a Maria Farinha de bike, pode falar com Renata Dias - 9973.7821 e pedir informações detalhadas. O grupo sai da Jaqueira às 8h e tem a pretensão de ficar à beira mar, com previsão de volta às 15h. Bom, quem não quiser pedalar, resta descansar ou pegar a telona.

Coração de ciclista - Quem será o ciclista que tem o coração do tamanho de um bonde? Tão grande que não cabe no peito. Tão grande que é preciso distribuir entre outras partes do corpo. Está feita a pergunta, só não vale responder quem estava na hora em que fotografei. Foto abaixo.





Forró de Mainha - É na sexta, dia 24. Fica no Arruda, bem ao estilo familiar. Quem já conhece, como Totô, Dôra e Márcia, garante que é uma animação só. Sobre o forró, aguarde informação de endereço e preço. Aguarde também notícias sobre o próximo passeio, dia 26 de abril, último domingo do mês. A pedalada é longa e a saída será às 7h.


Agora, pra ver todas as fotos do Sítio Histórico dos Guararapes, faça o seguinte: clique no vendedor de jaca para ver as fotos super engraçadas do primeiro álbum. E clique na bike APS para ver o segundo álbum. Divirta-se.

Quanta jaca


BikeAPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário