quarta-feira, 15 de abril de 2009

APS RETORNA AOS MONTES GUARARAPES

Festa da Pitomba é atração neste domingo

Pela quarta ou quinta vez, nos seus quatro anos de existência, o APS volta ao Sítio Histórico dos Montes Guararapes, em Jaboatão. A visita, agora, no entanto, tem um diferencial - o parque está em plena vivência da festa em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres ou, popularmente, Festa da Pitomba. É a 382ª edição do evento. Bota tempo nisso!


Tudo começou após as vitórias dos luso-brasileiros contra os holandeses, nos anos de 1648 e 1649. Agradecido, o general Francisco Barreto de Menezes pediu que se construísse uma pequena capela dentro da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (foto acima). Animado com a derrota dos flamengos, o povo comemorou durante oito dias.

Surgia assim a festa de caráter religioso. Ao longo do tempo, ainda que paralelo, o rumo profano foi inevitável. E passou a ser mais conhecido como Festa da Pitomba, porque era época de safra daquela frutinha tropical, de sabor meio azedo, que caiu no gosto popular (foto abaixo).


Pois é, domingo dia 19 de abril, o Amigos Para Sempre volta aos Montes Guararapes, deixando a marca alegre e descontraída do ciclista apessiano. Mais ainda, beneficiando-se das atividades culturais e esportivas que estão programadas para aquela manhã.

Em conversa com Luzarcus, organizador cultural da festa 2009, o evento começou no dia 12 de abril e vai até 20 (segunda-feira), em pleno Parque Histórico (foto abaixo). Além das atividades religiosas, a organização montou três palcos em locais diferentes - ao lado da Igreja, no Mirante e num descampado próximo, com estrutura de segurança, para apresentação de shows.


Olha, gente, este fim de semana é (quase) um feriadão. Tem gente pensando em enforcar a segunda só pra viajar. Tudo bem (risssssss), mas quem for ao passeio vai vislumbrar uma das paisagens mais lindas de Pernambuco. E vai ter a oportunidade de subir (de novo) os Montes Guararapes.

Pode pedalar, empurrar a bike, pode até ir de ré - como pretende Eduardo (foto abaixo). "Tô" lá só pra fotografar a proeza do amigo. De qualquer jeito e maneira, você chega e vai se espantar com tanta beleza. Se fizer sol, o APS sai. Se chover, o APS sai. Só se lembre da mudança gradativa de horário - concentração na Jaqueira às 7h45; saída às 8h.


As fotos da Igreja, do cacho de pitombas e do sítio histórico foram copiadas da internet(templospe2008.wordpress; blogdocrato; picasaweb.google).

Nenhum comentário:

Postar um comentário