quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PASSARINHO

Pedalada pra subir e descer

O passeio do APS, no próximo domingo, dia 5 de dezembro, tem apenas 25 quilômetros. Do total, quatro sem asfalto na Estrada de Passarinho (foto ao lado). O nível de adrenalina, no entanto, tende a aumentar no Alto da Telha, uma comunidade recifense onde vivem mais de dez mil famílias. Localizado às margens da BR 101-Norte e de difícil acesso em virtude do relevo, o Alto da Telha começa a vislumbrar a chegada do desenvolvimento através de canteiros de obras que se formam no seu entorno. Para chegar à comunidade conhecida por sua alegria e camaradagem, o APS vai enfrentar uma ladeira sinuosa de paralelepípedos. O esforço pode ser grande, mas ao atingir o topo você vai dar de cara com um povo hospitaleiro. Na ocasião, aproveite pra olhar pra trás e constatar que a paisagem é privilegiada.

Se até então, você deu boas gargalhadas ao subir a ladeira, agora é hora de tomar cuidado com a descida do Alto da Telha. O declive é tão intenso, tão intenso, mas tão intenso que é melhor esquecer a bike e descer de tirolesa ou asa delta (rssssssssss).
Na primeira visita que o APS fez ao local, há dois anos, nosso amigo Eduardo Assunção sentenciou "aqui é tão íngreme que lagartixa desce de mãos dadas pra não cair" (rssssss). O comentário ficou na história, mas a observação é pertinente.

O guia, com certeza, vai orientar o ciclista a tomar cuidado: não libere os freios de forma alguma, a ladeira tem movimento de veículos e pessoas; se não tiver segurança, é melhor empurrar a bike do que correr o risco de um acidente. De mais a mais, as recomendações são as mesmas - revise sua bike, leve câmera de ar sobressalente, use capacete e luvas, leve documento pessoal e carteira de plano de saúde, se lambuze com protetor solar, tome bastante líquido, seja solidário.
A saída é às 8h, com retorno previsto para as 11h30, no Parque da Jaqueira. Bom passeio, mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário