quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CURTO E GROSSO

Domingo de diversão na mata da Várzea

Pequeno, mas cheio de adrenalina. Essa é a proposta que o APS tem para o passeio de domingo, dia 12 de dezembro. "Curto" na distância, "grosso" na demanda de obstáculos como troncos caídos e espalhados em vários trechos de mata fechada, na Várzea. Gostoso de curtir! Entre raízes, pedras, galhos, pinguelas, poças, lama, gado, cachorro, periquito e papagaio, o único problema é encontrar um gaiômetro (palavra de origem apessiana que significa medidor natural de gaia - rsssssss). O resto é brinquedo, inclusive aquela interminável ladeira do ano passado que ainda se encontra no caminho de volta. Ladeira que todos, sem exceção, precisam descer e empurrar a bike. Transpor as dificuldades leva a uma compensação, a de se deparar com uma fonte de água cristalina que supre a necessidade de moradores da região. É provável encontrar pessoas, em plena mata, indo e vindo para encher garrafões com água. Banho é difícil pela altura de onde jorra o líquido, mas dá pra se refrescar sem problemas - molhar a cabeça, abastecer a garrafinha, beber com a mão em concha, tudo de bom.

O APS sai do Parque da Jaqueira às 8h. Esteja preparado para o programa domingueiro usando capacete, luvas, câmara de ar sobressalente, protetor solar e bike revisada. Não ultrapasse o guia, não fique atrás da vassoura e siga a orientação do apoio. Use calça e camisa de mangas compridas, calçado fechado e, se preferir, leve repelente. Na mata, sempre se pode encontrar insetos. Evite tocar em arbustos e plantas que não conhece e, principalmente, evite remover raízes e troncos caídos. Acesso pra carro de apoio só na área urbana. Como em todo passeio, é bom levar documento de identidade e carteira de plano de saúde. Uma boa parte do percurso é feita em fila indiana, tenha paciência, principalmente se houver muita gente. Mantenha o senso de equipe. Com esse percurso de 25 quilômetros, entre urbano e mata, o APS encerra o ano ciclístico de 2010. Encerra, sim, já que o passeio do outro domingo, 19, é organizado pelo Corujaqueira, na sua tradicional versão do CorujAmiga, e do qual participam ciclistas de vários grupos em favor do Lar São Francisco.

Um comentário:

  1. Muito legal! Fecharemos com chave de ouro mesmo este ano de 2010! Estarei lá, se Deus quiser! Abração a todos que coordenam e participam deste grupo maravilhoso!

    Feliz Natal e até domingo!

    Emerson Fialho

    ResponderExcluir