domingo, 20 de dezembro de 2009

CHAVE DE OURO

APS radicalizou total

A trilha nas terras do antigo engenho São João, na Várzea, mais conhecidas como matas de Brennand, fechou com chave de ouro as atividades 2009 do APS. O grupo saiu do Parque da Jaqueira, às 7h, com 67 ciclistas. Embora tenha
havido desistências no meio caminho, houve também adesão de novos companheiros, permanecendo praticamente a mesma quantidade de participantes. O percurso de 33km levou o grupo por todo tipo de dificuldades - mata fechada, alagados, pinguelas, íngremes ladeiras de barro, troncos, fendas, raízes, mas muita, muitamuuuuuuuuuita diversão. Reclamações de brincadeirinha alegravam os ciclistas que, praticamente, só pedalaram nas terras de Cornélio Brennand, onde fica a Companhia Industrial de Vidro. Utilizando uma pequena balsa pelo Capibaribe, para atingir a propriedade de outro membro da família, o artista plástico Francisco Brennand, o grupo teve que literalmente carregar ou empurrar a bicicleta até o campo de pelada localizado na UR 7. Apesar da grande quantidade de baronesa, a travessia na pequena balsa foi mais rápido do que se esperava. Um breve ensaio de chuva nem chegou a atrapalhar, muito pelo contrário poderia ter amenizado o calor intenso.
De tênis novos e brancos, Márcia II ameaçava "matar" o guia; de sapatilhas de encaixe no pedal, Marcílio acreditava piamente que havia trocado de grupo. Segundo ele, estaria no A.D.O - Amigos da Onça (risssssssss). Foram duas horas e vinte minutos dentro da mata. A compensação veio em forma de olho d`água, uma água mineral, cristalina e geladinha que serve às comunidades próximas à saída das terras. Alguns nem acreditaram que depois de enfrentar tantos trechos de água estagnada e poluída, teriam pela frente e ao alcance das mãos aquela riqueza. Outros, não, caíram de cheio, encheram as garrafinhas, molharam o corpo e tiveram a certeza de que sairiam dali renovados para enfrentar a última subiiiiiiiiiiiida. O que ninguém acreditou, apesar de orientado pelo guia, era o quão íngreme pode ser uma ladeira de barro, tortuosa, cheia de cotovelos e com apenas uma opção, a de empurrar a bike em fila indiana. Mas aí já era hora da segunda e última compensação do passeio. O bar e restaurante de João Gago esperava pelo grupo com as mais diversas opções de comida. Não era bem o que a coordenação havia combinado com o proprietário, no dia anterior, que houvesse uma grande quantidade de líquido em estoque. Esfomeado, sedento, corpo quente, o grupo não se fez de rogado. Entrou de cabeça (ou seria "de boca"?) na cabidela, no sarapatel, na fava e no líquido de todas as cores e sabores. O blog, que tem o bom senso de não postar fotos de ciclistas ao lado da "lourinha suada", abriu a guarda desta vez e deixou passar. Afinal, pra quem gosta, era um merecido prêmio depois de tanto esforço. Mas a água e o refri também fizeram parte do brinde. Foi tão bom que o grupo nem se estressou com o trânsito na volta, em frente à Universidade Rural.


ATENÇÃO:
1 - O APS vai entrar em recesso durante o mês de janeiro. Geralmente, para não parar, alguns ciclistas se comunicam pelo blog e/ou telefone para pedalar por aí. Nesses passeios, não há compromisso da coordenação, com percursos organizados, embora a coordenação também possa aderir à programação extraoficial.

2 - O APS vai fazer um passeio curto, livre, leve e solto no próximo domingo, dia 27. O sorteio da bicicleta será no Parque da Jaqueira, antes da saída da pedalada, às 8h. A confraternização começa às 12h, no Boca da Mata. Peça sua senha a Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário