quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BRENNAND RADICAL



Passeio desvenda terras de engenho

As quatro trilhas, realizadas anteriormente pelo APS nas
terras do Engenho São João, serão reunidas neste domingo, dia 20 de dezembro, num só passeio. Será anexado um novo trecho, cujo reconhecimento foi feito pela coordenação nessa quarta-feira passada, com dois guias locais. O passeio, embora chamado de longo, terá apenas 25km, mas será de muitas e muitas dificuldades, portanto, desaconselhado para pessoas sem condicionamento. Sem acesso a carro de apoio, o ciclista vai enfrentar áreas alagadas, onde a bike vai servir de "muleta" para travessia de pinguela; subidas íngremes; mata fechada, com obstáculos de troncos e raízes, sem possibilidade de pedalar, a bike será carregada. As terras do Engenho São João, na Várzea, são mais conhecidas como Matas de Brennand. O passeio sai às 7h do Parque da Jaqueira e a volta está prevista para as 13h.

Durante o percurso, você vai ter a oportunidade de praticar o silêncio, a paciência e a solidariedade. O silêncio é fundamental na mata. Não buzine, não fale alto, não seja estridente, respire a natureza, ouça o canto dos pássaros e respeite os animais. Passe tranquilo pela criação experimental de búfalos e não se aproxime da cerca. Algumas fêmeas estão grávidas. Nada de brincadeiras se, por acaso, encontrar um "bichinho bonitinho", como uma capivara, correndo pelas matas. É a melhor defesa, afinal você está na casa dos outros. A paciência também é fundamental, sobretudo nos pontos de passagem difícil e demorada. Nada de pensar que seu amigo é lento e que você é forte e ágil como um leão. Paciência também na pequena travessia de balsa. É uma travessia curta, das terras de Cornélio Brennand às de Francisco Brennand, mas dependendo do número de ciclistas o tempo pode ser maior do que o previsto. Leve algumas moedas (entre 50 centavos a um real) para o balseiro. Será uma troca de agrado de ambas as partes, pois ele não tem a função de atravessar pessoas que não pertencem ao Engenho São João. Se você percebeu, a prática da solidariedade já está incluída no silêncio, na paciência e na ajuda que um ciclista deve prestar ao outro na travessia de obstáculos.

Atenção às recomendações do guia e do setor de segurança da área - pelo amor de Deus, gente, a câmara reserva não pode faltar; use capacete e luvas; evite tocar e cheirar plantas e flores; esteja com braços e pernas cobertos; use calçado fechado; evite qualquer edificação desabitada, onde se escondem abelhas e insetos; muito cuidado na descida asfaltada; mantenha-se atento, mas não se esqueça de curtir a natureza; respeite a limitação do amigo, aliás não ultrapasse seu próprio limite; leve líquido, parece contradição, mas o calor na mata é intenso. O domingo será de aventura e tudo pode correr tranquilo com a sua ajuda. Esteja bem e em condições de apreciar a fonte de água cristalina que o APS vai encontrar no caminho.Curta antecipadamente um pouco do local. Veja as fotos no slideshow ao lado, faixa verde.


OBS
: se você acha que não tem condição de encarar o passeio do APS, neste domingo,não fique parado. Para encerrar a campanha CorujAmiga, o Corujaqueira vai realizar pedalada curta pelas ruas da cidade. Concentração às 8h, por trás da igrejinha da Jaqueira, e saída às 9h. Doe um quilo de alimento não perecível e participe do sorteio de brindes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário