quarta-feira, 4 de março de 2009

PRÓXIMO DOMINGO 08.03.09

Lindu, cadê tu. Oh, mulher!

Pois é isso que o APS vai conferir no próximo domingo. A data e o local tem um propósito - 8 de março é o Dia Internacional da Mulher; Lindu é o mais recente parque do Recife e leva nome de mulher.

O parque ainda está em construção, mas teve sua primeira etapa inaugurada no dia 30 de dezembro do ano passado. A segunda, sem confirmação, está prevista para este mês de março. A foto foi copiada da internet e mostra o parque ainda em construção.



Lindu é o apelido de Eurídice Ferreira de Melo, nordestina, que saiu do Recife num pau de arara, há muitos anos, em busca de melhores condições de vida para os oito filhos. Um deles é hoje o presidente Lula. Com a visita ao parque, o APS não pretende fazer política, mas unicamente seguir sua proposta cultural.

Polêmica
O Parque Dona Lindu ocupa a última área verde de Boa Viagem. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemayer, o parque esteve sempre envolvido em polêmica. Os opositores questionam seus 40% de área em concreto, percentual que poderia ser de apenas 20%. Quanto ao nome, entendem que Dona Lindu está mais para São Paulo do que Pernambuco.

Quem defende, como os governos municipal e estadual, esclarece que o parque recebeu três mil espécimes de árvores, arbustos e mudas herbáceas, além de dispor de área de lazer completa, incluindo pista de cooper e de skate e playground. Dizem ainda que o nome simboliza a luta empreendida pela forte mulher nordestina.

Memorial
Na mesma linha de homenagens, o parque conta com o Memorial dos Retirantes, de autoria de Abelardo da Hora. São nove imagens concentradas num só bloco, representando Dona Lindu e os oito filhos. De frente para a praia, o trabalho é o símbolo das famílias nordestinas que deixam suas raízes em busca de uma vida melhor.

Abelardo da Hora é um dos mais reconhecidos escultores nacionais. Nasceu no Engenho Tiúma, São Lourenço da Mata, em 1924. É considerado o criador do Movimento de Cultura Popular. A foto abaixo, copiada da internet, é um painel sobre a escravatura. Aí colocada para dar uma idéia do trabalho do autor, já que a editoria não encontrou nenhuma foto interessante do Memorial dos Retirantes.


APS é mulher

A pedalada até Lindu, nome de mulher, é a forma com que o APS externa sua admiração pelo gênero feminino, seja ciclista, dona de casa, esposa, mãe, tia, avó, trabalhadora, profissional e tudo isso numa só.

Neste domingo, o guia habitual cede o lugar a Márcia, mulher. As primeiras quinze mulheres que chegarem à Jaqueira usando a camisa do APS receberão um "mimo". E no Parque Dona Lindu, Roberta fará o sorteio de dois brindes "só para mulheres". Cartaz abaixo copiado da internet.

8 de março de 1857

Você sabia que houve época em que as mulheres trabalhavam 16 horas diárias em miseráveis condições de jornada? Pois foi lutando pela redução para 10 horas por dia que 130 mulheres morreram carbonizadas.

Isso acontceu na data acima, numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. Foi a dura resposta dos patrões foi incendiar a fábrica, única maneira que encontraram para enfrentar as corajosas operárias, há 152 anos.

A data é de reconhecimento internacional, comemorada também no Brasil. Mas 24 de fevereiro de 1932 é igualmente de grande significado para a mulher brasileira. Foi a partir daí que ela teve direito a voto. O APS parabeniza a todas as mulheres.

Mas "pera" aí, gente, e quando é o Dia dos Homens, hein (rissssssssss)?

2 comentários: