segunda-feira, 23 de março de 2009

AONDE FOMOS 22.03.09

De Roda de Fogo a Nova Morada

Esse foi o passeio do APS, no domingo 22 de março. Como já era de se esperar, atiçou a curiosidade dos ciclistas que se perguntavam que lugares eram aqueles. Coisas do APS mesmo, com essa mania de descobrir novos recantos do Recife e arredores. Saindo da Jaqueira, o grupo passou por bairros conhecidos, como Torre, Cordeiro, Engenho do Meio, até chegar aos Torrões, bairro da zona oeste, onde fica a comunidade de Roda de Fogo.


A história conta que tudo começou em 1987, quando três mil famílias ocuparam área do governo federal, em nome do direito à moradia no Recife. Naquela época, a Rede Globo exibia a novela Roda de Fogo, origem do nome da localidade. Seu comércio, um dos mais movimentados dos bairros da periferia recifense, infelizmente estava fechado nessa manhã de domingo. O APS passou pela Rua 11 de Fevereiro, testemunhando algumas poucas lojas abertas. Nos outros dias, porém, a diversificada venda de produtos é uma atração à parte.


De lá, o APS seguiu para o campus da Universidade Federal de Pernambuco, com parada no Lago do Cavouco. Foi uma homenagem ao Dia Internacional da Água, 22 de março. Carinhosamente chamado de Laguinho da Federal, o Cavouco é um dos recantos mais bucólicos da Cidade Universitária e, por que não dizer, do Recife. Área totalmente arborizada, própria para descanso, conversa ao pé do ouvido, leitura e uma boa música, o APS encontrou exatamente isso. Acompanhado de um amigo, um jovem tocava e cantava com voz intimista. Apesar de brincalhão e barulhento, o grupo cedeu espaço a Gildson e Carlos Alberto, permanecendo mais tempo do que deveria. Tempo suficiente para a tietagem de fãs.




Para aproveitar, o APS fez o sorteio de dois meses grátis numa academia de ginástica. A cortesia é de uma ciclista (perdoe) de quem esqueci o nome. Mas vou dizer, assim que lembrar. Ah, memória ingrata. Sandra e Alexandre Gêmeo, na foto com ela ao centro, foram os sorteados pra malhar.


Os ciclistas ainda não tinham visto tudo. O roteiro previa a passagem pela comunidade Nova Morada, entre Caxangá e Dois Irmãos. A julgar pela dificuldade de encontrar informações na internet, Nova Morada quase não existe no mapa, figurando apenas nas notícias dos governos estadual e municipal, na implantação de linhas de ônibus. Transpor a pequena trilha de barro de Nova Morada, por onde passa um canal vindo de Camaragibe que escoa no Capibaribe, foi uma das melhores partes do passeio. Foi lá que o ciclista se viu "perdido". Alguem perguntou a alguem: "Meu irmão, como é que esse povo encontra esses lugares?" Bom, pra remediar o sol torrando os miolos, o APS voltou pelo clima ameno(?) do Poço da Panela. Entrou por aqui, saiu por ali e chegou à Jaqueira satisfeito da vida, com 74 ciclistas e 31km percorridos.



Para ver as fotos do primeiro e segundo álbuns, clique abaixo no grupo descontraído às margens do Cavouco e na poltrona solitária de Netuno, esperando leitor, à beira do Capibaribe. Para ver outras fotos, vá ao site do Corujaqueira e ao blog PedalandoeOlhando, cujos links estão na faixa verde à esquerda.


Turma no Cavouco

Poltrona de Netuno

3 comentários:

  1. Olá,

    tenho mais foto do passeio do rio capiparibe se quiser pode acessar meu perfil

    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=4396297537553281757&aid=1237629014

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Você não me conhece, eu estava no passeio do sábado e conheci uma pessoa chamada Moacir que anda com vocês. Eu tinha andando com seu grupo fazia tempo numa quinta-feira a convite de um amigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir