sábado, 21 de março de 2009

AONDE VAMOS 22.03.09

APS percorre ruas fora do mapa

O passeio deste domingo tem tudo pra dar certo. Oxalá! Urbano, é verdade, mas recheiado de verde. Nada de descidas e subidas, adrenalina, esforço. O diferencial são as ruas estreitas do comércio de Roda de Fogo e a comunidade de Nova Morada, fincada entre Caxangá e Dois Irmãos.


A pedalada é estimada em 30km, no ritmo apessiano de ser, apreciando, conhecendo, conversando e se admirando de tanta novidade. "Oxente, nunca havia passado por esse lugar"! "Nunca pensei que entrando ali fosse sair aqui!" "Virgem Maria, tô perdido". São ruas que nem constam ainda do mapa.



Eh, eh, animou-se ou ficou com medo? O APS prefere a primeira alternativa, mas chama a atenção para os cuidados básicos: capacete e luvas, bike revisada, câmera de ar sobressalente, mantenha-se entre o guia e a vassoura, aguarde sua vez, não faça zigue-zague no trânsito, siga a orientação do apoio.
O terreno é multifacetado - ora paralelepídedo, aslfato, ora barro, lama e... buraquiiiiinhos. Neste momento, nada mais agradável do que aqueles gritinhos de alegria de quem pensa que vai cair e se esborrachar ao chão. Nada disso, o APS volta com a roupa limpa. Limpa (risssss)?


Ciclistas participam do Vivendo o Capibaribe

Domingo 22 de março é o Dia Internacional da Água. Criado pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1992, tem o propósito de fazer o mundo discutir, propor e implantar ações em prol desse bem natural. O planeta Terra tem 2/3 de água, dos quais apenas 0,008% são potáveis, ou seja, vem de rios, lagoas e represas.

Responsável principal pela poluição dos mananciais, a ação predatória do homem precisa ser contida urgentemente, através de programas de conscientização da sociedade e de planos capazes de reverter a escassez da água. Caso contrário, a humanidade corre o risco de, em futuro próximo, não mais dispor do líquido para sua sobrevivência.



O mundo inteiro comemorou a data. O Recife não ficou de fora e, dentre os eventos, lançou o programa Vivendo o Capibaribe, nesse sábado 21 de março. O trabalho é dos departamentos de Engenharia Civil e de Ciências Geológicas da Universidade Federal de Pernambuco junto com Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, formado por 45 entidades.

São lideradas por ambientalistas recifenses que perseveram pela implantação de ações concretas contra a degradação de que o rio tem sido vítima a cada dia. Proteger toda a bacia do Capibaribe da poluição industrial, do lixo doméstico, das políticas ineficazes e da falta de conscientização resumem o projeto. O Capibaribe passa por 42 municípios pernambucanos.



Integrante do Comitê, o grupo de ciclismo noturno Corujaqueira realizou uma pedalada com participação do APS, Maré, Pedal e outros cerca de 80 cicloativistas. O passeio de 17km contemplou áreas do Capibaribe desde o Parque da Jaqueira até o Marco Zero, onde se encontravam representações da cultura pernambucana.

No Marco Zero os ciclistas se juntaram aos maracatus e capoeiristas. Fotos, dança, encontro com responsáveis pelo projeto e autoridades municipais e, principalmente contemplação ao Capibaribe, fizeram parte do programa matinal. O Capibaribe não é só poesia, é alvo de um projeto maior que é a sua sustentabilidade hídrica.



Passagem obrigatória do Capibaribe, a Ponte do Limoeiro serviu de palco para a foto acima. Na ocasião, pescadores lançavam anzol e rede ao rio, em busca da sobrevivência - pescar pra comer. Os peixes jogados à calçada também faziam força pela sobrevivência própria. Respiravam com dificuldade, talvez "pensando" no "Mestre Raimundo" de Geraldo Azevedo.


"Sou Raimundo Vagabundo aqui na terra, mas no mar sou marinheiro, pescador; Eu vim de longe, ancorei aqui no Cabo, e nesses mares meu anzol pernambucou; Jogo a rede meu ofício meu assalto, assaltante do oceano sei que sou; Roubo a vida desses seres em suas águas, Iemanjá testemunha a minha dor; Quem me dera não comer pra não matar; Quem me dera só viver para amar, Mas a vida é um mistério que Deus esconde; Quisera o homem o poder de desvendar"
Fotos? Clique abaixo.



Capibaribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário