quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ROTA DO CAMALEÃO

 Longão é trilha

Se você der de cara comigo, não tenha medo. Eu é que sou capaz de me assustar. Sou tão zen que me deixei cair da árvore bem na hora em que os três mosqueteiros passavam de bicicleta nas minhas terras de muito mato. Fiquei ali, sem me mexer, durante um tempão. Meu nome é "camaleão", muito prazer. Não sei se a gente se encontra no domingo 25 de novembro, mas se for o caso fique peixe, frio, tranquilo. E se a gente der de cara um com o outro talvez você nem me reconheça. Costumo mudar de cor, que pode ser marrom, verde ou vermelha. Minha cauda é longa e minha língua é pegajosa. Topa um beijo? Bom eu só tô avisando pra você não sair gritando, correndo, pensando que vou pegar carona na sua bike. Sou originário principalmente da África, mas sou figurinha certeira no Brasil. Tem gente que me chama de "lagarto", também, nada contra. Tenho uma crista dorsal que vai de minha nuca até minha cauda. Bom, tô me apresentando assim, dando muitas das minhas características que é pra você não me discriminar, tá? Nada de preconceito, viu? Eu sou sensível.

Mas também não sou a única distração do seu domingo longão. Já soube que vai ser um passeio arretado de bom, cheio de trilhas, mato, mata fechada, estradinhas que só passa um atrás do outro. Vai ser difícil, mas se eu fosse você por nada eu perderia essa aventura apessiana. Muitíssimas ladeiras, estradas sinuosas feito cintura de mulher-violão (gostou?), terreno arenoso e acidentado. Olha, o que tem de erosão num tá na conta do gibi. Eu só peço pra ter cuidado: tem muito motociclista e muitas descidas estreitas, cheias de curvas, toco, galho, tronco, raiz, barranco, pedra e uma tal de tiririca, espécie de erva daninha que a-d-o-r-a ferir  braços e pernas. Use mangas e calças compridas, sapato fechado e não se espante se, mesmo na mata, a temperatura estiver alta, tempo abafado e quente e a poeira subindo pelos ares. Oh, calor!

Vai dar uns 50km, mas eu - camaleão calejado (rsssss) - aposto que você vai ter sensação duplicada, triplicada, sei lá. Depois não reclame se a água faltar. Tome providências pra se hidratar bastante, sempre que possível. Cerveja, não, claro, só depois do passeio. Passe seu protetor solar, aliás, repita a operação de guerra contra o sol. Não se esqueça da câmara de ar de reserva (vai que teu pneu baixa!) e use capacete e luvas pra se proteger. Tenha paciência principalmente em fila indiana, afinal, nem todo mundo tem a mesma  intimidade com a mata. Agora, quando a imprensa quiser "imprensar", deixe  e sorria. Afinal,  "Você está no blog" (rsssssss).

Nível - difícil
Local - Região Metropolitana
Concentração - Parque da Jaqueira, entrada pelo portão da Rua do Futuro
Saída - 7h
Volta - nem pergunte (rsssss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário