quinta-feira, 8 de novembro de 2012

11 DE NOVEMBRO

 Mais um Rede Globo Nordeste no Recife


A Rede Globo e a Polícia Militar de Pernambuco montaram uma grandiosa estrutura para garantir a segurança e organização do VI Passeio Ciclístico Rede Globo Nordeste. O evento, que aguarda mais de 10 mil ciclistas em circulação nas ruas do Recife, está marcado para o próximo domingo, dia 11 de novembro. A concentração, no quartel do Derby, começa às 7 e o passeio tem saída às 8h em ponto. O percurso está estimado em 15km, passando por pontos históricos e turísticos da capital pernambucana. Organizado pelo Corujaqueira, com apoio de diversos grupos ciclísticos, incluindo o APS, o VI Passeio Ciclístico Rede Globo Nordeste comemora os vinte anos de criação e atuação do Batalhão de Trânsito de Pernambuco. O próprio BPTRAN participa com batedores motorizados e veículos carcaterizados e não caracterizados. A PM também entra no esquema de segurança e tranquilidade, utilizando ciclopatrulheiros em meio ao grande público. Ônibus, caminhão-baú, quatro ambulâncias, uma delas com UTI, também integram a estrutura. O público vai dispor de quatro pontos de distribuição de água e banheiros químicos na Praça da República, onde tem prevista parada pra descanso. Uma novidade este ano é o sorteio de prêmios que vai utilizar telão eletrônico e o resultado publicado em site. Realizado desde 2007 com apoio do Corujaqueira e participação de grupos ciclísticos, o Rede Globo x BpTran cresce anualmente em proporções gigantescas. De dois mil participantes no primeiro ano, atingiu mais de 10 mil no ano passado, arrecadando toneladas de alimentos para atendimento a pessoas carentes. 

Para dar conta das prováveis dificuldades oriundas da quantidade de público, também foi necessário aumentar a participação de ciclistas-guias. São 192 escalados para atuar em posições de líder, fluxo e vassoura, três equipes fotográficas e 60 bikes com bandeirolas. Os guias usam camisa laranja e o público, inscrito com dois quilos de alimento não perecível, vai receber camisa verde. Os guias estão aptos a orientar o público em caso de quebra, queda, pneu furado e crianças perdidas. Papais, mamães e responsáveis fiquem tranquilos se derem pela falta de um de seus rebentos. Crianças calmas, em condições de continuar pedalando, serão acompanhadas por um guia de fluxo até a parada na Praça da República ou ao Derby, ponto de retorno. Os avisos serão dados pelo carro de som. As crianças mais agitadas ou menores serão diretamente encaminhadas ao carro de apoio e sua bicicleta vai para o caminhão. Duas pulseiras de numeração igual serão colocadas na criança e na bicicleta, para posterior entrega. Papais, mamães e responsáveis nem por isso deixem de olhar essas criaturas. Vocês mesmos podem ajudar se, antes de sair de casa, colocarem seus nomes e telefones em papel no bolso da calça do baixinho. Legal, né, assim a segurança será garantida para ambas as partes - coordenação e público.

O numeroso público também pode e deve ajudar. Quebrou a bike, furou o pneu, cansou, não aguenta mais? Calma, pra tudo tem solução. Aceite a orientação do guia-fluxo. Cara legal esse cara do fluxo. Simpático, tá sempre com aquele sorrisão, dizendo assim: "amigo (a) fique na calçada, aguarde o carro de apoio e o caminhão. Não se preocupe com sua bike. A gente vai botar uma pulseirinha no seu braço e outra igual na sua bicicleta. Você pode conferir, confira, vá. Agora, você vai pro ônibus (ou carro de apoio) e sua magrela amiga vai pro caminhão. No fim do passeio, lá no Derby, vocês se encontram. Tá legal?" Pronto, tá feito o acordo e você vai ver que tudo vai dar certo. Sempre dá. Agora, numa situação mais vexatória, se por exemplo alguém passar mal, tem logo quatro ambulâncias. Mais uma vez, procure o guia-fluxo. É claro que ninguém tá apostando nisso, mas segurança é necessário pra festa ser cada vez melhor. Olha, gente, vai ser legal, muito bom. Você vai se divertir à vontade, enquanto um bocado de outras pessoas, entre ciclistas, policiais e globais estão ali pra garantir seu lazer no domingo 11 de novembro.

Ah, um recadinho pros guias: quando a festa acabar permaneça ali no Quartel do Derby, só por mais alguns minutos. É quando chega a hora da festa dos trabalhadores - a foto oficial pra guardar na prateleira, no pc ou espalhar no facebook (rsssss). E outro recado: o público pode chegar a partir das 7h. Os guias chegam mais cedo, às 6h20, mesmo que morrendo de preguiça de sair da cama a essa hora da madrugada (rssss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário