quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Abreu e Lima

Longo vai às ruínas de São Bento

A pedalada do APS no próximo domingo, 02 de dezembro, tem 50km. O grupo sai do Parque da Jaqueira, às 7h, e vai até Abreu e Lima, município da Região Metropolitana e que já foi distrito de Paulista. O passeio vai ser maravilhoso. O local é lindo, com a oportunidade de apreciar mata atlântica e construções históricas. Chama-se "Trilhas de Abreu e Lima", um programa do governo municipal para atrair turistas àquela área quase desconhecida.  Formado de quatro trilhas - Ruínas de São Bento, Forno da Cal, Rio Timbó e Córrego do Ouro - todas sinalizadas entre leve e média dificuldade. O APS, no entanto, vai fazer apenas uma, a que vai dar nas ruínas da igreja de São Bento. Ah, chore, não, a gente deixa as outras três para um próximo passeio. Tá bom assim (rssss)?

Desfrutar da natureza é um barato, mas você vai ver que a natureza ali vive em harmonia com as estradas de paralelepípedos. Além da mata atlântica, por ali corre o rio Timbó e o local transpira história e cultura. É um lado diferente da Abreu e Lima que você está acostumado a conhecer quando passa pelo centro agitado de trânsito e feira. As ruínas da igreja lembram o passado da cidade, que começou como povoado conhecido por "Maricota", proprietária de uma pousada que atendia viajantes. Você sabe que quem nasce em Abreu e Lima é abreu-limense? Embora a Trilha de São Bento esteja cadastrada como "média" o nível da pedalada do APS vai ser difícil. São ladeiras, poeira, quentchura muita vinda daquele sol que, a cada ano, só faz aumentar o calor.

Use capacete, principalmente se tiver cabelos ralos (rsssss). A alta temperatura pode fritar ovo em cabeça de careca. Não vale arriscar nem o ovo nem uma queda sem capacete. A pedalada é mista. No meio do caminho tem um bar onde você pode lanchar, se hidratar e mergulhar numa piscina. Cair na piscina custa R$ 3 por pessoa. Tome bastante líquido, use protetor solar, luvas e tenha a bike revisada. Não esqueça da câmara de ar sobressalente, tá? E tem umas coisitas mais: procure se manter em grupo, não passe na frente do guia que, embora não use GPS nem bússola (rsss), sabe o caminho. Bom, pelo menos ele fez o reconhecimento do percurso (rssss). Também não fique atrás da vassoura, o trabalho dela é sair varrendo tudo e todos pra ninguém se perder (rssss). Seja solidário, amigo, sorridente. Bom domingo, boa pedalada.

Domingo - 02 de dezembro
Concentração - Parque da Jaqueira
Saída - 7h
Destino - Abreu e Lima
Piscina - R$ 3 por pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário