quarta-feira, 7 de julho de 2010

EQUOTERAPIA

APS faz experiência "quuuuuuuuuuase" hípica

Você já andou a cavalo? E se for daquele tipo bem lindo, bem tratado, pelo reluzente e, ainda por cima, um trabalhador em prol da comunidade, já? Esteja firme no domingo, 11 de julho, quando se vir diante de um desses animais de porte altivo e, provavelmente, bem maior do que você imagina. É o próximo passeio do APS, que começa às 8h, saindo do Parque da Jaqueira. O propósito é visitar o Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso, unidade militar pernambucana, com sede no Recife e frações destacadas em Caruaru e Garanhuns. Com um efetivo de 245 PMs, o Dias Cardoso dispõe de 183 equinos, entre machos e fêmeas.

O trabalho com esses animais permite o policiamento ostensivo e o controle do distúrbio social. Mas não se limita a isso. Há cerca de 11 anos, o Regimentou implantou a equoterapia para policiais e dependentes com dificuldades motora ou mental. O tratamento, que facilita a recuperação do equilíbrio e da coordenação motora, foi depois ampliado à comunidade externa. A equoterapia, hoje, dispõe de uma equipe que atua nas áreas da psicologia, assistência social, fonoaudiologia e fisioterapia. Reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, em 1977, "o método se fundamenta no andar tridimensional do cavalo - cima, lado e frente - semelhante do do homem".

Comandado atualmente pelo tenente-coronel Fernando Álvares, o Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso também realiza competições de hipismo. É um programa interessante para a plateia testemunhar a existência de harmonia e sintonia entre cavalo e cavaleiro. Para o TC Fernando Álvares, se o hipismo ensina o homem a saltar obstáculos, estimula o PM a transpor dificuldades nas ocorrências do dia a dia. Agora, atenção, gente, o Dias Cardoso vai disponibilizar um cavalo (manso, claro -rissssss) para o ciclista testar sua habilidade na montaria. Por favor, não mande beijinho pro animal. Aquele barulho de quem manda beijo fazendo biquinho é hostil ao cavalo. Juuuuuuuuro, experiência própria!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário