quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O ENCANTO DO RECIFE

Passeio de aniversário homenageia a capital

Mais que avisado, o próximo domingo é dia de festa, quando o APS comemora cinco anos de atividade no Grande Recife. "Taí" uma data para homenagear a mais antiga capital brasileira. A pedalada começa às 8h, do Parque da Jaqueira, e tem endereço certo - o Bairro do Recife, fundado no século XVI e de onde surgiram os primeiros núcleos urbanos. Dono de uma arquitetura sem igual, faz a alegria dos poetas e encanta a todos que avistam o mar e o encontro dos rios Capibaribe e Beberibe, no istmo que dá acesso a Olinda. Passear pelo Recife no dia da comemoração de aniversário do APS é reviver todos os outros passeios pelas pontes, pelas igrejas, pelas praças, pelos museus, pelas ruas e bairros. O Marco Zero-Quilômetro, o Porto do Recife, o Arsenal da Marinha, a Torre Malakoff, a Cruz do Patrão, o Forte do Brum e a Ponte do Limoeiro fazem parte desse jogo de recordações. Todos eles têm história. Algumas mais recentes, como o painel do artista plástico Cícero Dias, no piso do Marco Zero, em forma de rosa dos ventos. Outras, mais antigas, como a do Porto do Recife que escoava toda atividade agro-açucareira da cidade.

Ainda outras, verdadeiras guardiãs da memória bélica, como o Forte do Bom Jesus ou Forte do Brum. Construído pelos portugueses, a partir das ruínas de uma trincheira, era ponto de segurança e proteção ao porto e ao povo recifense. Cercada por rios e cortada por pontes, a cidade é um privilégio em matéria de beleza. Basta conferir e enxergar. É possível descobrir a Praça Voluntários da Pátria (foto acima à esquerda, veja crédito no fim da matéria), que depois da revitalização do Recife Antigo passou a ser chamada de Arsenal da Marinha e, mais recentemente, Praça Arthur Oscar, numa homenagem ao almirante Tamandaré, Patrono da Marinha Brasileira. Repare que ali, naquela praça que hoje é ponto de festejos e diversão, existe um dos prédios mais bonitos da cidade e de onde você tem, do alto, todo o Recife à sua vista. É a Torre Malakoff, cuja denominação faz referência a uma das pontes da Rússia. Mas o Recife também tem histórias assombrosas e uma delas refere-se à Cruz do Patrão que, se as autoridades quiserem, um dia pode se transformar num dos melhores atrativos turísticos da capital. Pra concluir o roteiro de aniversário, a passagem pela Ponte do Limoeiro, que liga o bairro de Santo Antônio ao de Santo Amaro. Uma curiosidade: construída na década de 70, é a ponte mais "nova" que o Recife tem.


O passeio será leve e curto. A previsão é retornar à Jaqueira antes das 11h. De lá, o grupo segue direto ao Portal. Esteja com a camisa APS 2009. Ela é garantia de seu direito às surpresas, brindes, sorteios e promoções. Parabéns. (A bela foto da Praça do Arsenal da Marinha é do fotógrafo gaúcho Omar Júnior).

Nenhum comentário:

Postar um comentário