quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PASSEIO LONGO DOMINGO

APS vai à Lagoa do Náutico

Os 55km de percurso da Jaqueira à Lagoa do Náutico prometem uma mistura de frustração, encantamento e esperança. A primeira sensação pode ser decorrente da falta de iniciativa das autoridades em investir no potencial e urbanizar a área. A segunda - de encantamento - vem do que a natureza oferece aos olhos. A terceira está ligada ao fato de que o Governo do Estado promete revitalizar o local. O projeto, em três etapas, prevê um conjunto habitacional para benefício de 1.300 famílias, a instalação de equipamentos de lazer com projeto paisagístico e, finalmente, o último e mais difícil estágio: a despoluição e restauração da fauna e da flora da maior lagoa urbana do Brasil. Há uma luz no fim do túnel, mas só as duas primeiras etapas têm recursos garantidos. A terceira ainda está de fora e a vida na Lagoa do Náutico continua com seus oito canais de esgoto obstruídos por lixo e lama. Enquanto as providências não chegam, a população vai tocando o dia-a-dia, ela mesma suprindo a infraes
trutura inexistente. A Lagoa Olho D`Água, mais conhecida pelo antigo nome de Lagoa do Náutico, fica em Jaboatão dos Guararapes. Duas vezes maior do que a Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, é também a única de formação de restinga no Nordeste. Seu espelho d`água tem quase 400 hectares totalmente poluídos, embora seja área de proteção ambiental.

Esse é o lugar que o APS vai visitar domingo. O passeio é longo e sai às 7h. O terreno é
irregular com barro, lama, água, buracos e vegetação rasteira. Animais, como cavalos e bodes, podem ser companhia em alguns trechos. Os cavalos são magros e refletem a difícil vida local. Os bodes são dóceis e parecem dormir uma boa parte do tempo. A população é simpática e demonstra receptividade. A pedalada reserva três momentos especiais - a travessia por uma curta ponte de tubos de concreto; a passagem por uma rasa faixa de água (primeira foto), de onde se tem a visão baixa da lagoa; e a subida ao chamado mirante, em estrutura de ferro. Lá de cima, a visão geral da comunidade e de todo o espelho d`água. Pra subir o primeiro degrau, peça licença aos bodes. Eles adoram descansar sob a sombra dos andares do elevado.

Tome os cuidados necessários, sempre relembrados pela coordenação do APS. No mínimo, capacete, luvas, câmara de ar sobressalente. Use protetor solar, leve líquido. O local tem ponto de apoio. Passeio desconselhado a pessoas sem condicionamento físico e crianças desacompanhadas por um responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário