domingo, 2 de agosto de 2009

BICAS MOSTRAM SUA CARA

Passeio conta 98 ciclistas

Sol ameno e temperatura agradável fizeram parte da pedaladada APS, nesse domingo dia 02 de agosto. Às 8h em ponto, 93 ciclistas saíram da Jaqueira rumo a Olinda, onde três seculares bicas ainda fazem parte do histórico cenário da cidade. No meio do caminho, cinco ciclistas juntaram-se ao grupo, permitindo a contagem de 98 participantes. Entre os chegados, Luziara e o marido Daniel, antigos companheiros do APS, que andavam meio que desaparecidos. Márcia, como guia, inovou o percurso, subindo a ladeira da Rua Saldanha Marinho e descendo a da Misericórdia. Dois pneus furados e uma quebra de bike foram problemas imediatamente resolvidos. Enquanto isso, rapazes do APS "socorriam" uma motorista na Agamenon Magalhães (foto abaixo). O passeio foi tranquilo e mesmo os marinheiros de primeira viagem concluíram o percurso sem maiores atropelos. A parada programada, na sorveteria Bacana, mostrou que a maioria dos participantes é L-O-U-C-A (rissss) por sorvete. Nessa hora vale tudo, desde o picolé, passando do casquinho ao "cascão".


Localizada na área da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Bica do Rosário foi a primeira visitada. Recuperada, conta com duas saídas de água, objeto de brincadeira e alegria dos ciclistas. E haja foto! A seguir, o grupo se dirigiu à Bica dos Quatro Cantos, também em atividade. Apesar da passagem rápida para poucas fotos, foi possível testemunhar a presença de morador da região, que descansava à sombra que o ambiente oferecia. A Bica de São Pedro foi a terceira e última (foto abaixo). Pequena, tem sua estrutura anexada ao muro de uma residência, no bairro do Varadouro. Por pouco não passaria despercebida, pois faltam-lhe placa indicativa e vazão. Resta a lembrança de que, quando foi construída, tinha o maior volume de água. As bicas foram entregues à população de Olinda nos séculos XVI e XVII para acabar com a falta de água na cidade, sem qualquer ônus para o morador.


Tranquila e sem problemas, a pedalada teve um diferencial: a presença alegre e folclórica de dona Rita, uma idosa moradora local que, ao deparar-se com aquele monte de ciclistas, exclamou: "Quanto homem bonito e gostoso". Usando uma enorme flor na lateral da cabeça, roupa colorida e pessoa mais que bem-humorada, dona Rita quis beijar um a um. O blog não sabe quantos beijos dona Rita distribuiu, mas testemunhou e fotografou pelo menos cinco. "Vou ficar com o último", dizia a alegre senhora que, ao se deparar com o ciclista que vinha no fim a fila, arrematou: "Vou levar pra casa, esse é o mais gostoso". Há testemunhas, gente! (rissss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário