quinta-feira, 30 de julho de 2009

PASSEIO URBANO

Conheça as bicas de Olinda

Passando por sérios problemas no abastecimento de água, os habitantes da então Vila de Olinda tiveram suas dificuldades amenizadas pela construção de três bicas, nos séculos XVI e XVII. Além de passar a receber o líquido de boa qualidade, o consumo era de graça, sem qualquer ônus para a população. Dois séculos depois, no entanto, os problemas persistiam. Criada no século XIX para cuidar dos serviços de água e luz, a Companhia Santa Teresa suspendeu a gratuidade e mandou fechar e destruir bicas e cacimbas. Recuperadas, no entanto, as bicas fazem parte, hoje, do cenário histórico olindense, permanentemente incluídas nos roteiros turísticos da cidade.

No passeio urbano do próximo domingo 02 de agosto, o APS se encaixa neste pitoresco roteiro e sai em busca da beleza perdida das bicas de São Pedro (Varadouro), Quatro Cantos (Amparo) e Rosário (Largo do Rosário). A dos Quatro Cantos é a única que ainda serve à população, sobretudo carente, que aproveita a água para cozinha e banho. Pelo acaso, é possível encontrar alguém se ensaboando publicamente ou lavando peças de roupa no monumento relegado por sucessivos governos municipais. Apesar do abandono em que as bicas se encontram, o passeio encanta pelo referencial histórico, pelo possível encontro com turistas nas ruas e pelas carnavalescas ladeiras de Olinda.

O encontro do grupo é no Parque da Jaqueira, mesmo local. A saída é na hora de sempre - 8h. Se vai comprar camisa, chegue um pouco antes e corra ao ponto de venda - o KA preto e procure Márcia. Além disso, não esqueça as habituais recomendações: capacete e luvas, água e protetor solar, respeito às leis de trânsito e ao pedestre. Pedale sempre pela direita, deixe livre a faixa da esquerda para o trânsito fluir, não ultrapasse o guia, não fique atrás da vassoura, ouça e atenda a orientação do apoio. Não buzine desnecessariamente, sobretudo próximo a clínicas e hospitais, seja solidário.

Ah, se você ainda não leu, lá em cima, tem passeio extra neste sábado, primeiro de agosto. O APS vai dar uma passadinha no Jardim Botânico do Recife, que está completando30 anos de muito, muito, muito, muitíiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimo ar puro. O passeio sai às 8h30. Gente, não confunda - o de sábado é às 8h30; o de domingo, às 8h. Qualquer dúvida, entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário