domingo, 5 de julho de 2009

APS BATE PRÓPRIO RECORDE

Roteiro mostra artesanato gigante


Batendo seu próprio recorde, o APS levou 108 ciclistas para conhecer as réplicas gigantes de peças artesanais do Mestre Vitalino. De autoria do artista Camarão, de Olinda, as obras estão expostas nos bairros do Parnamirim, Cabanga e Complexo de Salgadinho, respectivamente representando "O Caçador de Onça", "Banda de Pífanos" e "O Boi". São trabalhos com 10 metros de altura e cerca de 300 quilos, com estrutura em ferro, argila e resina. Quem passa pelos locais, impossível não notar a homenagem que a X Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) presta ao centenário de nascimento de Vitalino Pereira dos Santos, que nasceu em 10 de julho de 1909, no Sítio Campos, em Caruaru. Aos seis anos, fazia seus primeiros bonecos de barro. Nunca estudou, mas logo cedo aprendeu que podia sobreviver vendendo na feira as peças que representavam as manifstações culturais nordestinas. Morreu em 1963. Além das peças gigantes, outras vinte réplicas em tamanhos menores e produzidas por seus familiares, estão expostas no Centro de Convenções, onde se realiza a X Fenearte. Aberta no dia 03 de julho, a feira de artesanato vai até o dia 12, com 752 estandes e cerca de quatro mil expositores. Vitalino é o homenageado, mas a Fenearte também rende tributo aos artistas Ana das Carrancas, Janete Costa e Mestre Salustiano, falecidos no ano passado.


Nos 32km de pedalada, o APS teve a alegria de reencontrar Maysa e Edson, Júnior da Buzina (sem a buzina, Graças a Deus - risssss), Vera, Ângela (concluindo trabalho de pós-graduação), Flávio (depois de seis meses) e Rafa, o irmão de Léo (ou Léo, o irmão de Rafa?). Os novatos eram muitos e todos entrosados, como se fossem antigos companheiros. É difícil lembrar o nome do pessoal, mas Jorge levou uma sobrinha que, parece, vai trocar o Crato por Recife; Niedja com o marido e turma de amigos; Irene, mulher de Rodolfo, mostrou compatibilidade entre o forró e a pedalada; Rogério e a mulher em bicicleta de dois lugares; Milton e Murilo, pai e filho; e Sinhá Moça, minha gente, irmã de Chico, também chegando pela primeira vez. E já se fez de casa, para sempre. O roteiro dessa vez não programou parada em local com banheiro. Sem problemas, para os homens, mas as mulheres ficaram "apertadas" Ui, ui, ui!. Mas, sem perder a marca registrada da descontração, APSeanos foram logo propondo: pedalar com sonda ou fralda geriátrica (rissssss).

Um comentário:

  1. Parabéns pelo passeio muito agradável e especial onde conhecemos as esculturas da FENEARTE - Maior feira de artesenato do Brasil !!!! Parabéns ao roteiro APSianos !!!!!!

    ResponderExcluir