domingo, 20 de abril de 2014

E TÁ CHEGANDO O LONGÃO - Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, próximo dia 27, último domingo de abril. Longão de arretar, tipo "ame-o ou deixe-o". Vai encarar? Então, se prepare.  São mais de 70km, em BRs e estradões que não acabam mais, entre desvios e plantações de cana. O APS sai do Parque da Jaqueira, às 7h, e a ele retorna, sem hora marcada.

DETALHES - O longão vai ser difícil, muito difícil. Quem tiver condicionamento físico, tudo bem. Quem não puder, nada de se arriscar. Além das BRs 232 e 408, os estradões cansam muito. O sol é forte, reflete com rigor no barro e a sensação térmica é bem mais quente. O calor é um ingrediente favorável à exaustão. Sem ponto de apoio nos canaviais, sem sinal pra celular em muitos trechos.

PREVINA-SE - Então, é isso: o APS para num posto de gasolina na BR, mas quando entrar na área rural de São Lourenço só dá pra  descansar em Matriz da Luz. Gente, por favor, revise a bicicleta, use e leve apetrechos indispensáveis, como capacete, luvas, câmara-reserva de ar, ferramentas e bomba (se tiver), dobre a quantidade de água, barrinhas de cereal e, atenção, nada de cerveja durante a pedalada.

MATRIZ DA LUZ - É o segundo distrito de São Lourenço da Mata, município conhecido por Capital Nacional do Pau-Brasil. A denominação vem em virtude da maior reserva ecológica de Tapacurá, remanescente da Mata Atlântica, onde se encontram mais de 100 mil árvores. A paisagem é linda. O árido contrasta com o verde e com a água de rios e barragens. Não há banho durante o passeio, a represa foi encontrada por acaso - rsrsrs - e não faz parte do caminho que o APS vai trilhar. Fica pra uma próxima.

PERDIDOS NO ESPAÇO - Imagine que, por causa de uma ponte em construção, ainda sem passagem pra carro, foi necessário utilizar desvios, inúmeros desvios, que se multiplicam sem que você perceba. E assim, perdidinhos da silva, caímos no que deve ter sido um assalto, envolvendo um monte de gente, um carro e três motos. Os representantes do APS, que faziam o reconhecimento do passeio, respectivamente, se agarram a uma arma e oração. Valham-me Deus e Nossa Senhora! Bom domingo, bom passeio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário