quinta-feira, 27 de março de 2014

LONGÃO DO DOMINGO - Então, pessoal, dia 30 de março o APS vai a Cuieiras. Saída do Parque da Jaqueira às 7 da manhã. Pedalada mista, áreas  urbanas e rurais, passando pelas PEs 15 e 22, BR 101, ladeiras, trilha, lama e barro num percurso de 70km.  Nível difícil, destinado a ciclistas com condicionamento físico. Se você não está preparado e/ou tem compromisso neste dia, é melhor não arriscar. Sem previsão de horário pra voltar.

PONTOS DE APOIO - Estão previstos dois pontos de apoio na ida, ambos no município de Igarassu:  o primeiro, em Cruz de Rebouças, pro ciclista sentir o gosto das diversas frutas de época e região; o outro, na própria comunidade de Cuieiras, onde se pode degustar uma fritada de aratu (quem gosta - rsrs). Nesse ponto, o APS entra em mata e só vai sair em Nova Cruz, onde faz a travessia para a praia de Maria Farinha, já em Paulista.

TRAVESSIA -  Para atravessar o Canal de Nova Cruz você pode escolher entre balsa e bote, que custa por aí nos cinco reais. Então já sabe que precisa levar uns trocados tá?, tanto pros lanchinhos de percurso - rsrs - como para o transporte fluvial. Se você já participou desse passeio com o APS, sabe que é um barato. Se ainda não, vai se deparar com uma paisagem muito linda, inclusive com um banho delicioso. O guia vai apitar, apitar, apitar, apitar... e você nem vai ouvir. Pô.... o guia é tão bonzinho, faça isso, não - rsrs

ATENÇÃO - Empolgue-se, curta, compartilhe, mas não perca a noção dos cuidados necessários. Leve câmara de ar compatível com o pneu de sua bicicleta. Sabe como é, pra não ficar com aquilo murcho, sem condição de andar nem pra frente nem pra trás - rsrsrs. Outro cuidado é manter atenção redobrada nas PEs e BR, onde o trânsito é mais que perigoso. Mantenha-se no grupo, nunca passe o guia, nem fique atrás do ciclista-vassoura. É ele que fica de olho pra você não se perder. E tem mais, siga a orientação do apoio, aquele pessoal treinado pra lhe dar assistência carinhosa durante a pedalada. Agradeça, dê passagem ao pedestre, pare nos sinais de trânsito, seja solidário.

CUIEIRAS - Nome estranho de uma comunidade simpática, localizada no município de Igarassu. A principal atividade econômica, atualmente, é a pesca de peixes de crustáceos (olha a fritada de aratu...), Cuieiras também é conhecida como Terra do Sururú, um tipo de crustáceo de mangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário