domingo, 12 de maio de 2013

MÃE RAINHA

Pedalada curta, ladeiras longas

Subindo e botando os bofes pra fora - rsrsrsrs

O APS marcou o Dia das Mães com uma pedalada de apenas 22km. O objetivo era esse mesmo, voltar mais cedo pra todo mundo almoçar juntinho em família. Pra compensar o caminho curto, o APS botou pra quebrar em duas ladeiras: a primeira, ao entrar no bairro de Ouro Preto, utilizando uma rota totalmente diferente das anteriores. A segunda, a própria ladeira que dá acesso ao santuário. Um cansaço só, já que nas duas subidas uma dá sequência outra. O passeio foi tranquilo e antes das 11h o grupo já estava de volta à Jaqueira. 


 Resultado das duas ladeiras - Ladeira Mãe e Ladeira Vó - rsrsrsrs

Localizado no Morro do Peludo, Ouro Preto, Olinda, o Santuário de Mãe Rainha oferece a seus visitantes e fieis o privilégio da natureza ao redor. O lugar é lindo de verdade. O nome completo é Santuário de Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoensttat, que é a cidade alemã onde se construiu o primeiro desse templo no mundo. Cerca de 200 ao todo, sendo mais de 20 no Brasil. No próximo dia 12 de outubro, o de Ouro Preto completa 21 anos. As comemorações se prolongam por uma semana, período em que recebe romeiros de vários estados, principalmente do Nordeste.

Réplica perfeita, missa ao ar livre

Diminuta construção em forma de triângulo e um pequeno campanário, o templo faz parte do movimento Mãe Rainha, que existe no Brasil há 33 anos. Trata-se de um movimento leigo a serviço da Igreja Católica, destinado à renovação das famílias, através da devoção a Nossa Senhora. Se você não percebeu detalhes da construção, dentro há um pequeno altar em madeira onde se vê a réplica de um quadro de 1914, de autoria de um artista italiano chamado Cróssio. Na área externa, onde se realizam missas ao ar livre, existem ruínas do convento de Santo Amaro de Água Fria (1662/1833).

Voltando pra casa no horário combinado

ATENÇÃO: A visita ao santuário Mãe Rainha ou a qualquer outro tipo de instituição não faz do APS um grupo de imposição de linha religiosa. Muito pelo contrário, como grupo de ciclismo cultural, sua mentalidade é aberta, sempre respeitando as mais variadas opções de seus integrantes, incluindo os times de futebol - rsrsrsrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário