quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mestre Nado

Pedalar atrás do som do barro

Subidas, descidas, trecho de BR e ruas movimentadas. Tudo isso faz parte do passeio de 25km, programado para o próximo domingo, 21 de abril. O APS se concentra no Parque da Jaqueira e sai às 8h, pedalando pelas ruas do Recife e periferia da cidade vizinha de Olinda. É uma pedalada urbana, praticamente toda asfaltada. O diferencial é que, neste dia, você vai bater um papo com Mestre Nado, artesão dos bons, músico dos melhores, que extrai som de instrumentos de sopro e percussão, que ele mesmo modela no barro. Artista de sucesso, dedica parte de sua vida a ensinar a arte musical e da modelagem a crianças e jovens da comunidade de Caixa D'Água, em Olinda, onde mora. Com apoio de agentes culturais, governamentais e privados, Mestre Nado fundou o Centro Cultural Som do Barro, onde cultiva as atividades profissionalizantes dos meninos e meninas da vizinhança. 


Mestre Nado e parceiros em dia de folga


Conhecer uma "maraca peixe", "um bum d'água" de duas, três e cinco notas, ter em mãos "uma maraca três bolas" ou ainda uma "maraca pássaro" é de dar um nó na cabeça, facilmente desfeito quando se ouve, arrepiado, Mestre Nado e sua turma tocar qualquer ritmo. Filhos e filha estão envolvidos na trajetória desse homem. Acompanhe as pequenas e delicadas mãos de Sara tocando um enorme instrumento de percussão, que você também pode tocar, se souber - rsrsrs. Do frevo ao samba, bolero, tudo se extrai daqueles instrumentos. Se der vontade de cantar, cante. Se tiver vontade de tocar, toque. Talvez seja uma das poucas oportunidades de pegar aqueles objetos tão diferentes de sua rotina musical. Talvez você se engrace de algumas peças artesanais, como a ocarina de três notas, que custa R$ 5 reais. Se for o caso, esteja prevenido e leve um saquinho plástico pra carregar as peças na bicicleta, sem quebrar.

Brincadeirinha de Mestre Nado, instrumento de barro e forma estranha

A pedalada deve chegar a 25km, nem tão longe nem tão perto - rsrsrsrs. Mas os cuidados são essenciais ao passeio à tranquilidade do passeio. O APS orienta a não pedalar em calçada, que é lugar de pedestre. Já pensou se você dá de cara com uma idosa de 80 anos tentando se equilibrar pra não cair nas calçadas buraquentas? Também, se for o caso, nunca atravesse a faixa de pedestre em cima da bicicleta. Desça e empurre. Sim, e Zé do Rádio, hein, tá fazendo escola. Agora já são cinco, todos na lista negra de Maroca - rsrsrs. Em relação a outros cuidados, não esqueça sua câmara de ar-reserva. Ela é ótima na hora do aperto. Capacete, também, um ítem pra sua segurança. E tem mais, gente, tem o apoio, a vassoura e o guia. Cada um tem uma função, mas o objetivo é um só - fazer a pedalada cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário