sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MOMENTOS

 Ciclofaixa, Frei Damião e Aeroclube

Previsão de 25km e terreno urbano fazem do passeio do próximo domingo, 05 de agosto, uma ocasião perfeita para testar a ciclofaixa recém-implantada na zona norte da cidade, conhecer o Santuário de Frei Damião, no Pina, e rever o Aeroclube de Pernambuco antes que ele se acabe em "atendimento" à via mangue. O APS se concentra no Parque da Jaqueira e de lá sai às 8h da manhã, munido de ciclistas-fiscais (rsssss) pra conferir se aquela pintura que delimita 1,70m de largura, nas estradas do Arraial e Encanamento, é mesmo uma ciclofaixa ou uma ciclotudo. Pela imagem, copiada do face de Sérgio Hazin, o povo ainda não entendeu o que significa aquela coisa estranha à rotina dos olhos, do trânsito e da educação. Como toda iniciativa é sempre uma experiência, o essencial é que o projeto ganhe força e o povo (com)partilhe ideias e exija e melhorias.


O APS segue caminho e, através da passagem por um pontilhão superdivertido, você vai conhecer, rever ou, quem sabe, se despedir do Aeroclube de Pernambuco, cercado por um ecossistema de manguezal, onde fica a bacia do Pina. Além de pista de pouso e decolagem de aviões de pequeno porte, funcionam ali as principais empresas de táxi-aéreo do Estado. Quem melhor pode falar sobre o local e as delícias do vôo é o comandante Guga Campos, com muito orgulho um ciclista do APS. Mas Guga se encontra em São Paulo, aprimorando seus conhecimentos de píloto. Um dia, quem sabe, o APS programe uma pedalada bem pertinho das nuvens, capitaneada pelo mestre das alturas (rsssssss). No aeroclube, é possível acompanhar o trabalho de homens e máquinas envolvidos na construção da Via Mangue, que causa tanta polêmica entre ambientalistas, que lutam pela preservaçaão do meio ambiente, e Prefeitura do Recife que, através do complexo viário, garante resolver problemas do trânsito da zona sul.(Imagem da Prefeitura do Recife - Secretaria de Planejamento).


Vizinho ao aeroclube, o Santuário de Frei Damião também faz parte do passeio do próximo domingo. O APS vai rapidinho ao local de tantas romarias. O santuário guarda o corpo do capuchinho nascido na cidade italiana de Bozzano,  que tanto se deu em vida aos nordestinos. Respeito à parte a religião e fé, trata-se de local que mantém viva a memória do pequenino frei que, desde os 12 anos de idade, dedicou-se à Igreja Católica e, mais adiante, a disseminar cruzadas missionárias nas cidades sertanejas. Nascido em 1898 e falecido em 31 de maio de 1997, Frei Damião - aclamado sucessor de Padim Ciço - também tinha um outro lado, quase nada divulgado. Bem às antigas, condenava saia justa, curta e mulher de calça comprida (rssssss), além de outras coisas que considerava pertencer "ao demônio". Autor de "Os dez mandamentos de Frei Damião", é acusado de discriminar e incentivar perseguições a seguidores de outras religiões. Na vida é assim, tudo tem dois lados. E, como na bicicleta, é bom se equilibrar pra não cair (rssssss). Bom passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário