quarta-feira, 29 de agosto de 2012

BATALHA

 Pedalada urbana na mira de setembro

No próximo domingo, dia 02 de setembro, o APS vai conhecer a nova PE 08. Entregue à população na semana passada, depois de três anos em obras, é mais conhecida como Estrada da Batalha. As obras de requalificação, que fazem parte do plano de mobilidade até a Copa 2014, deram à PE um novo aspecto, com um túnel (Felipe Camarão) e dois viadutos - Armindo Moura e Barreto de Menezes. Embora seja um domingo, dia em que os congestionamentos são menos intensos, o grupo vai conferir se o novo perfil viário entre Recife e Jaboatão vai mesmo possibilitar a melhoria do trânsito naquela área. Aliás, é bom comentar que na quarta-feira, 29 de agosto, dia do reconhecimento do trajeto da pedalada, o trânsito ali estava inviável, no período da manhã. Uma "loucuuuuuuuura", os veículos não andavam pra frente nem pra trás (rsssss).


O APS não vai fazer todo o percurso da PE 08, cuja requalificação ainda inclui um centro de cultura e uma praça. O roteiro é formado pelo túnel Felipe Camarão, com 300 metros de extensão, 21 de largura e duas pistas de rolamento; pela Estrada da Batalha, que agora tem três faixas viárias e capacidade para 80 mil veículos/dia (qual seria a capacidade só para bicicletas?); e o Viaduto Armindo MOura, com mais de 330 metros de extensão e que funciona como alça da retorno para o Recife. É um passeio urbano de 30km, que exige calma e atenção por causa do trânsito. A parte mais descontraída da pedalada fica por conta do bom humor do ciclista e da visita à parte externa da Base Aérea e do Cindacta III, onde um Caça e um Bombardeiro estão expostos. Ali, o grupo vai tirar umas fotos bem legais.


Agora, a parte chata, mas necessária, que é a ladainha de cuidados (rssssss). Revise sua bicicleta; carregue sempre uma câmara de ar compatível; use capacete e luvas - o mínimo para sua segurança; não se distraia com fone de ouvido nem tire a atenção do guia; não vá à frente do guia, que conhece o caminho, nem fique atrás do ciclista-vassoura, que tem a função de manter o grupo coeso, avisando as intercorrências ao guia. Sabe aqueles caras que fazem o apoio do grupo? São eles que balizam o trânsito e ajudam nos momentos de quebra. Solidariedade, companheirismo e aquele sorrisão. O APS se concentra no Parque da Jaqueira, entrada pelo portão da Rua do Futuro. A saída é às 8h. Bom domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário