segunda-feira, 30 de abril de 2012

15 ANOS

Ciclista participa da festa do Tacaruna

Calculado em mais de mil pessoas, o público tomou as ruas do Recife nesse domingo, 29 de abril, em comemoração aos 15 anos do Shopping Tacaruna. Saído da capital pernambucana e das cidades vizinhas de Olinda e Paulista, o participante pedalou nove quilômetros, passando pelos bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Santo Antônio e Recife Antigo. Enquanto a massa humana acompanhava a Frevioca, um guia turístico detalhava pontos e monumentos históricos espalhados pelo caminho. O passeio ciclístico teve a Prefeitura do Recife como parceira, através do Programa Conheça o Recife, da Secretaria de Turismo. Organizada pelo APS, que contou com apoio de seus próprios participantes e representantes dos grupos Aventureiros Bike, Corujaqueira, Maré e Kansadus, todos voluntários, a iniciativa propiciou segurança e diversão ao público.

Quem dispunha de uma visão mais ampla, de cima da Frevioca, por exemplo, foi testemunha da organização. O público se divertiu ocupando as ruas de forma ordenada. Mais alinhado que meio-fio (rsssss), em nenhuma ocasião chegou a atrapalhar o trânsito que fluiu normalmente na manhã do domingo. O pelotão dianteiro de ciclistas-guias, levava uma bandeira amarela balizadora. Isso não impediu que o público levantasse sua própria bandeira. Entre tantas, havia a do rapaz que se vestia de rosa ("a cor do futuro"), a que clamava pela paz e ainda outra que, balançando ao vento, falava de rima entre amor e tricolor. Embora não ostentadas, outras rimas se fizeram presentes no coração de cada participante. Famílias inteiras estavam lá. Crianças, idosos, jovens e adultos se misturavam à multidão. Em momento de diversão, mas igualmente empenhados na segurança dos filhos, pais carregavam os rebentos  em cadeirinhas apropriadas e acopladas à bike. E como segurança e saúde caminham lado a lado, guarda-chuva virou arma de proteção contra o sol (rsssssssss).

Um breve descanso no Marco Zero deu vez ao lanche básico pra reposição de energia e hidratação. Foi uma paradinha mesmo, cerca de 30 minutos, mostrando que o passeio também recebeu nota 10 em cumprimento ao horário estabelecido. O tempo, no entanto, foi suficiente pra  botar a conversa em dia, abraçar amigos "oi, tudo bem", "ei, rapaz, cadê tu?",  fazer pose diante das inúmeras câmeras fotográficas, comer barrinha de cereal, tomar água e ainda cair no passo. Sim... e tomar água novamente, claro, porque o frevo ferveu meu suor (rssssssss). Se bicicletar é bom pra cabeça, tronco e membros (rssssss), imagine bicicletar e frevar ao mesmo tempo, isso sem contar que, antes do passeio,  o pessoal já havia aquecido a musculatura, sob orientação da professora de ginástica do Taca. Num tem colesterol nem triglicerídeo que aguente. Xô!


Se você pensa que a festa acabou no Marco Zero, que nada! Cadê os brindes e bicicletas anunciados pra sorteio? Ficou tudo pro final, quando o estacionamento térreo do Tacaruna abrigou os ciclistas na volta do passeio. A expectativa tomou conta de cada um e as chances aumentavam na medida da ausência do ciclista sorteado. Mexe, vira, sacode, balança a urna e sorteia outra pessoa. Uma bicicleta logo de início, brindes de lojistas, outra bicicleta no meio, mais brindes e, finalmente, a última bike (foto abaixo). Uma vermelha, outra azul, outra amarela. Bem, festa concluída, cada qual tomou seu rumo. Acompanhado de diversos ciclistas, o APS retornou ao Parque da Jaqueira, onde se despediu e confirmou o lançamento da camisa do grupo no passeio do próximo domingo, dia 06 de maio.

Ainda sem números oficiais, o total de alimentos e fraldas geriátricas, solicitados no ato da inscrição, tem destino certo: o programa Tacaruna Social,  que atende as comunidades de Santo Amaro e João de Barros, localizadas no bairro de Santo Amaro. São mais de 30 mil habitantes no bairro, cujas ruas foram conhecidas pelo alto índice de violência e confronto de moradores com a polícia. Implantado em 2007, visando manter a juventude afastada de drogas, prostituição e criminalidade, o programa Tacaruna Social viabiliza ações em parceria com entidades públicas e privadas. Nos cinco anos de atuação, o TS alcançou resultados mais que satisfatórios através de inclusão social. "Em 2008, Santo Amaro foi o primeiro bairro do Brasil a se transformar em Território de Paz - programa do governo federal que implanta projetos de enfrentamento à criminalidade e ações sociais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário