domingo, 6 de novembro de 2011

OLINDA

Vestida de artesanato e turismo

A iniciativa possibilita ver ver Olinda em toda sua plenitude

A Sé estava colorida e cheia de visitantes atraídos pelo mais novo ponto turístico de Olinda: o velho edifício da Caixa D'Água, de 1937, reformado e transformado em mirante e salão de obras de arte, que foi aberto ao público desde a semana passada. Oferecendo de quebra um elevador panorâmico para acesso ao terraço, de onde também se avistam bairros e praias do Recife, a primeira sede administrativa de Pernambuco recebeu 90 ciclistas do APS, nesse domingo 06 de novembro. Com sua costumeira descontração e busca por novidades, o grupo preferiu um trajeto diferente, deixando de lado o tradicional caminho beira mar. A troca permitiu uma pedalada de 28 quilômetros, mantendo assim a média domingueira. Novatos e reaparecidos, ao lado de veteranos, subiram e desceram ladeiras de Ouro Preto e enfrentaram o trânsito abusado da Perimetral e PE 15. A visão panorâmica, no entanto, no alto mais alto da Sé (rssssss), compensou o esforço.

Do alto do prédio, Tomaz filma a chegada do APS. O zoom da câmera é fera e valeu a ideia de mostrar os 360 graus de Olinda no http://www.youtube.com/user/tomazlemos

O mirante fica aberto ao público de segunda a segunda, das 9h às 17h. O período da tarde é mais concorrido e, mesmo assim, uma fila se formou nessa manhã de domingo, para que visitantes pudessem utilizar o elevador panorâmico. Grupos de apenas 20 pessoas se revezam lá em cima, de onde se tem a imagem de Olinda a 360 graus. O tempo de permanência também é curto, entre cinco a dez minutos, o suficiente para um Ohhhhhhhh (rsssssssss) de admiração e pedir ao vizinho pra "tirar uma foto aqui". Além do elevador panorâmico, pode-se subir pelas escadas, caminho obrigatório da descida - 123 degraus que cobrem os sete andares do edifício. Besteira, nem cansa! Cada pavimento reserva uma ampliação fotográfica de assuntos que remetem ao cotidiano olindense. Um belo texto do artista plástico Raul Córdula, dá uma ideia do que o novo "point" significa pra história olindense.

Projetada pelo arquiteto Luiz Nunes (1909/1937), a Caixa d'Água é toda em cobogós de cimento. A denominação "cobogó" vem do sobrenome dos engenheiros Amadeu Coimbra, Ernest Boeckmann e Antônio is, que criaram o tijolo vazado para
entrada de luz e ventilação


Nem todos foram ao mirante, mas nem por isso ficaram no "preju" do lazer. Aproveitaram pra descansar, dormir, sonhar e... roncar (rsssss), além de curtir a cervejinha gelada, o refri, o sanduba, a tapioca, a água de coco e o diversificado artesanato, cada dia melhor. Namorar também foi uma opção. Beijinho pra lá, beijinho pra, o APS tem um novo casal - ainda namoraaaaaando (rssss). Um brinde ao amor! O APS ficou cerca de uma hora na Sé. Voltou à Jaqueira passando pelo Convento de Sta. Tereza, Av. Agamenon Magalhães, Campo Grande, Rosarinho e enfim,... revigorados pela diversão... cada um pra sua casa.

Vá pelo blog, gente, que é viajado (rssssssss). Um dos mais ricos
artesanatos é o de Pernambuco. Num dá nem pra descrever sua variedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário