domingo, 23 de outubro de 2011

TIRIRICA

Cachoeira sem nome

O passeio longo do próximo domingo, 30 de outubro, é superior a 60 quilômetros. O APS não pode precisar a distância por ter feito parte do percurso a pé, um trecho inesperado em barro, muita vegetação rasteira, pedras e blocos rochosos. O que mais dificultou foi a quantidade de tiririca, aquela erva daninha que sai cortando tudo o que encontra pela frente, braços, pernas e mãos inadvertidamente descobertos (rsssssss). É por trás de tudo isso que se encontra uma das cachoeiras de São Lourenço da Mata e que, de longe, você já lhe escuta o barulho. Escura, mas boa pra banho, a queda d'água é conhecida de toda a população, mas ninguém sabe dizer o nome. Nem o velho sábio Google, que aponta pra uma tal de "Riviera", sem nenhuma certeza. O caminho apresenta dificuldades - muitas ladeiras, áreas de BR, urbanas e rural - desaconselhando o passeio a quem não tem condicionamento físico. Acesso a carro, somente até o início da área rural. Depois, a estrada se torna estreita e vai estreitando, estreitando, estreitando até obrigar a que se faça fila indiana. Para atingir a cachoeira, faz-se necessário deixar a bicicleta e subir e descer umas rochas e atravessar uma ponte de pedra. Legal, né?

Pra encontrar a possível "Riviera", o APS precisou da ajuda de Anderson e Rafael, dois moradores da região, que de vez em quando aportam lá para um mergulho. Aliás, somente Anderson sabia o caminho. O encontro dos dois com o APS foi mesmo na medida. Se não, era capaz de o APS ainda estar procurando o lugar, tentando se guiar pelas estrelas (rsssss). Sim, gente, não há ponto de apoio. Vai haver uma parada pra reposição antes de se pegar a estrada de barro que leva até a cachoeira. O lugar é bonito, você já pode ver as fotos ao lado, mas de difícil acesso. O passeio, certamente, vai ser uma aventura e tanto, mas é preciso observar as orientações básicas do uso do capacete e luvas, não ultrapassar o guia, não ficar atrás da vassoura, levar câmara de ar sobressalente compatível com a sua bike e o imprescindível bom humor.

2 comentários:

  1. Pela descrição vai ser massa!e eu vou com a graça de DEUS, fazer mais esse passeio/encontro com afamília APS.

    ResponderExcluir
  2. Vendi minha bike APS , mas vou ver se consigo outra a tempo ! Tô com muita vontade de ir neste passeio !!!!!!!!!!! Passeio longo do aps É MUITO BOMMMMMMMMMMMMM !

    http://flaviiotorres.blogspot.com/p/links-flaviio-torres.html

    ResponderExcluir