domingo, 10 de julho de 2011

CANIL

Ciclista conhece trabalho policial com cães

Um trabalho difícil de ser realizado - o adestramento e utilização de cães na atuação ostensiva contra a violência - foi a grande novidade na manhã do ciclista apessiano, nesse domingo 10 de julho. Na Companhia Independente de Policiamento com Cães da Polícia Militar de Pernambuco, no bairro de Dois Unidos, o grupo viveu experiência, talvez, única para muitos dos 74 ciclistas presentes. O pessoal saiu da Jaqueira pouco mais das 8h, subiu duas ladeiras sem grande esforço e se deparou com demonstração prática de cães treinados na abordagem a suspeitos, assalto e farejamento a drogas e explosivos.

Recebido pelo tenente Marlos e equipe, o APS conheceu as instalações da unidade militar. Atualmente, o CipCães dispõe de 42 animais, nem todos na ativa, seja por idade, cuidados médicos ou por serem inadequados ao serviço policial. Contenção a distúrbio em local de grande concentração pública, busca de pessoas perdidas, abordagem a suspeitos, são algumas das tarefas realizadas ao lado do agente de segurança. Além de ceder espaço para treinamento da polícia civil, federal e outras forças amigas, a Cia Independente está apostando na capacitação interna, realizando cursos pra cinotécnico (técnico em cães). Apesar das dificuldades de verba, estima-se a chegada de 50 novos cães que, adestrados, estarão aptos até a Copa. São rotweilleres, labradores e pastores alemão e belga.

Depois de conhecer o canil propriamente dito e o estande de tiro, o APS teve dois momentos especialmente divertidos. Apesar de serem utilizados na preparação do policial para a difícil rotina da segurança pública, foi no centro de preservação à vida e na demonstração do trabalho canino que o ciclista soltou a descontração. No primeiro, que simula o ambiente de combate urbano, o grupo brincou de "mocinho e mocinho", sem espaço pra bandido (rsssss). No segundo ato, enquanto três fêmeas de pastor alemão e seus respectivos parceiros policiais faziam o papel principal, o APS figurou como coadjuvante voluntário (ver margem esquerda). A última etapa da visita foi a demonstração de um labrador no farejamento a drogas e explosivos. Mostrou que merece o título de "funcionário do ano" (rsssss).


Um comentário:

  1. Muito bom ter visto, algumas fotos do canil. Gostaria de ter visto mais, tenho muita recordação deste lugar. Pois meu Pai CB: Odircío Vicente da Silva era destacado no canil. Já aproveitando o momento, gostaria de saber se é possível, adotar um cão. Pois com o pouco de conhecimento que aprendi com meu pai, eu saberia cuidar bem dele. Obrigado o meu contato é ( edmarvicent1@gmail.com )

    ResponderExcluir