quarta-feira, 27 de julho de 2011

MONJOPE

O longo vai ser o 10

O percurso total de 60 quilômetros, a ser feito pelo APS no próximo domingo, 31 de julho, vai levar o ciclista ao distrito de Cruz de Rebouças, no município de Igarassu. O passeio é misto, com BR e PE ladeirosas e movimentadas, além de trechos esburacados e lamacentos de mata. Se chover, as condições da estrada devem piorar. Classificada como "difícil", a pedalada deve ser feita apenas por quem tem condicionamento físico.

A compensação vale o preço do esforço: parada no bar de Zé Bedeu, que tem chuveirão e um riacho de água muito fria. Se optar pelo mergulho e sentir cócegas nas pernas, se aperreie não, são só os peixinhos que nadam por ali (rssss). Pra chegar ao riacho, por trás do bar, você enfrenta um caminho estreito e alagado. A pé ou de bike, tanto faz. Se preferir, divirta-se no totó ou no bilhar de Zé Bedeu.


Uma das atrações são as terras do Engenho Monjope. Infelizmente, sem direito a visita, apenas passando em frente à entrada. Tombado pelo Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco, o imóvel está em reforma para reabrir (sabe Deus quando) ao turismo e fazer jús à importância que teve para a economia do Estado. Uma de suas pecualiaridades é ainda manter os quatro elementos que caracterizam um engenho: casa-grande, fábrica, senzala e capela.

A programação começa às 7h, uma hora mais cedo do que o costume, por se tratar de passeio longo. A concentração, no mesmo local, pelo portão da Rua do Futuro, entre a banca de revistas e a barraca de frutas. É sempre bom dispor de câmara de ar sobressalente, além de bike revisada. Um bom domingo pra você, apenas não se exceda no que comer e beber porque o caminho de volta passa, em Paulista, pela velha conhecida Ladeira do Frio. Subindo, gente (rsssss).


Nenhum comentário:

Postar um comentário