segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LONGO

Grupo explora Cova da Onça

Excluindo o excesso de quebras, quedas, ausência de onça, bar de Antônio fechado, banho cancelado o longo de outubro foi 100. Moral elevada, senso de humor, descontração, palavrinhas mágicas para vencer inúmeros obstáculos. Só de ladeira, sete, sendo três subidas e quatro descidas daquelas de deixar ciclista arfando. UFA! Isso nã
o significa falta de superação, muito pelo contrário, todo mundo encarou os desafios numa boa, principalmente ao descer a ladeira que dá acesso à Cova da Onça. Barro escorregadio, só aí foram três quedas e, provavelmente, a causa principal de tanta bike danificada. Tudo começou às 6h quando, entre a chuva e o calor da cama, 53 ciclistas optaram pela chuva persistente. Às 7h, o grupo já estava nas ruas de bairros recifenses como Jaqueira, Água Fria, Arruda, passou por Olinda, entrou em Paulista pelo viaduto da BR 101-Norte, admirou-se com a quantidade de gente em visita aos familiares no complexo de presídios do Cotel, Creed e Colônia Penal Feminina. Aqui já era início do trecho superior a 20 quilômetros sem pavimentação como Reserva de Caetés e estrada da Cova da Onça.

Nem cova, nem onça, nem Antônio do bar, nem arrumadinho de charque, muito menos banho de rio. Tudo fechado, apesar do entendimento prévio com a coordenação do APS. Antônio alegou a chuva, pensou que ninguém pedala naquelas condições meteorológicas (rsssssssss) e fechou o comércio. "Tem nada, não!" Mais incentivado ainda, o grupo foi bater na porta de Sardinha, bar de Biu Mariano que, não por acaso, vem a ser o pai de Antônio do Rio. Sardinha é um senhor simpático, mas ficou maluco quando viu aquela aglomeração tomando todos os espaços do bar, inclusive a cozinha (foto acima). Sardinha quase enlouquece. Como se diz popularmente - "era um olho no padre e outro na missa". Ou seja, Sardinha tinha que dar conta do serviço e ao mesmo tempo contabilizar o caixa. Loucura, gente, saiu todo o estoque de camarão, cabidela, bode, macaxeira, mão de vaca, mão de boi, mão de gente...não de gente, não (rssssssss). O bar tem placas engraçadas- homem chifrudo é curioso, é proibido permanecer sem camisa aos "sábados e domingos" e um anúncio de ração canina carrega imagem de cavalo (rsssssssss).

O banho no bar do rio de Antônio foi mesmo cancelado, claro, se o bar estava fechado, o rio também. Mas uma informação confidencial no bar de Sardinha caiu nos ouvidos de alguns pouquíssimos ciclistas - um trecho de rio (foto acima) passava ali atrás. O único problema é que é área privada e era preciso autorização para banho. O zelador autorizou a entrada de três "jovens senhoras" (rssssss), mas dois garbosos senhores perceberam tudo de longe e se fizeram felizes naquele oásis da onça. Que lugarzinho legal, viu? Você vai ver tudo nas fotos, inclusive conferir os obstáculos da volta. Mais lama, mais chuva, mais ladeira, mais estrada, BR, pontilhão... Enfim, com duas horas de atraso na volta, o APS colocou os pés na Jaqueira. Que eu saiba, ninguém reclamou (rsssssssssssss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário