sexta-feira, 25 de junho de 2010

PONTE DO PAIVA

APS faz passeio longo neste domingo

O mais novo sistema viário metropolitano, aberto nesse junho, já está em pleno funcionamento e encurtando em cerca de 30 quilômetros a distância entre Recife e Ipojuca. É este sistema, composto pela Ponte do Paiva, Via Parque e outros acessos, que você vai conhecer no próximo domingo, dia 27. É o passeio longo programado pelo APS, que sai às 7h da Jaqueira, tem quase 80 quilômetros ida/volta e previsão de retorno às 13h. Esteja com sua bike revisada, não esqueça a câmara de ar sobressalente, use capacete, luvas, filto solar e esteja atento à orientação do guia e do apoio. A ponte tem 320 metros de extensão, foi construída em parceria público-privada sobre o rio Jaboatão, num custo superior a 75 milhões de reais. Para uns, o panorama original, antes deserto, ganhou concreto em nome do progresso e melhoria. Para os nativos, no entanto, o novo acesso ao litoral sul do Estado perturba a tranquilidade dos que habitam aquelas paragens há muitos e muitos anos, vivendo da pesca e do pequeno comércio. O tempo dirá!

A ponte (foto acima), que liga Barra de Jangada (Jaboatão) ao Paiva (Cabo de Santo Agostinho) desemboca na Via Parque, entre a praia e os 500 hectares de Mata Atlântica. Uma extensa faixa de coqueiros e a maré baixa, que permite a formação de belas piscinas naturais, complementam a paisagem do que já foi paraíso intocado. É em frente ao mar que está em construção aquilo que é considerado, hoje, um dos maiores complexos de padrão internacional de turismo, lazer e moradia. Você vai ter a oportunidade de conhecer o início da nova etapa que a Reserva do Paiva começa a viver. São 526 hectares, 8,6 quilômetros de praia e cinco quilômetros de rios. Uma das riquezas culturais é a Festa da Lavadeira que se realiza anualmente, no dia primeiro de maio, desde 1987. O evento, que incentiva e documenta toda a cultura nordestina, sobretudo a pernambucana, foi premiado duas vezes - 1998 e 2008 - como melhor projeto de divulgação cultural.

Domingo, não esqueça, o percurso é longo, desaconselhado a quem não tem condicionamento físico. Se for o seu caso, mas se você faz questão de conhecer ou rever o lugar, leve apoio próprio. O pedágio para carro custa R$ 5,50 nos fins de semana e feriados.O passeio foi todo programado em terreno urbano, tem dois viadutos (Joana Bezerra e Aeroporto). O acesso à faixa de ciclistas da Via Parque é meio estranho porque ainda não está concluído. É preciso fazer uma pequena contramão para chegar à ciclovia. Tenha cuidado neste momento. Do início da ponte até o fim da Via Parque é fila indiana, sem sombra de dúvida, tanto na ida quanto na volta. Não ultrapasse seu limite nem interfira no limite do próximo. Pedale apenas na ciclovia, único local permitido à bike. O grupo tem parada programada aproximadamente a cada 20 quilômetros. O descanso principal vai ser na praia de Itapuama, vizinha à do Paiva. O bar não tem chuveirão, mas "seu" Reginaldo (foto abaixo) garantiu uma mangueira (com água, claro - risssss) pra refrescar o corpo. Nascido e vivido no lugar, "seu" Reginaldo também garantiu um forrozinho a "la" Luiz Gonzaga, um peixinho frito, uma galinha de cabidela e uns petiscos de deixar água na boca. "Seu" Reginaldo, "seu" Reginaldo, olha a promessa, viu (risssss)?


Um comentário:

  1. QUE BELEZA, ESTAREI COM CERTEZA LÁ !!!!!!!!!!

    BY
    http://www.flaviiotorres.blogspot.com E
    http://alocestasebuques24hcomdvdmp3boneebook.blogspot.com

    MSN = tropadeelitebikers@hotmail.com

    TWITTER = http://twitter.com/flaviiotorres

    ResponderExcluir