quarta-feira, 24 de março de 2010

PAU AMARELO

Domingo é dia de longo

Certamente você já sabe que domingo é dia de passeio longo, hein? Sabe também que o APS vai até a praia de Pau Amarelo, em Paulista. Então não esqueça
: a saída é uma hora mais cedo, às 7h, com previsão de estar de volta às 13h. O percurso está programado para cerca de 50 quilômetros, por caminho totalmente asfaltado ida e volta. Sem ladeiras. O grupo vai até o Forte de Pau Amarelo que, na verdade, leva o nome de Forte Nossa Senhora dos Prazeres, por causa da capela que abriga. A parada programada é por ali mesmo, onde se pode tomar banho de mar e de chuveirão. Já está tudo acertado. O passeio é desaconselhado a pessoas sem condicionamento físico, sobretudo crianças. Agora, como o percurso é todo urbano e se você faz questão de ir, mesmo sem o condicionamento necessário, pode levar apoio próprio, alguém que vá dirigindo o carro com transbike, para o caso de alguma eventualidade.

Na parada de descanso, um aniversariante de apenas um ano aguarda o APS, com bolo e vela acesa. Trata-se do nosso amigo Wilson que, sessentão, vai comemorar o primeiro ano de (re)nascimento. É assim que ele considera a data de 28 de março, por ter sobrevivido a um grave acidente, ao descer de tirolesa, na Lagoa Azul, em Jaboatão. Wilson teve lesões sérias, mas sobrevivu a todas elas. Teve também muita sorte pois foi resgatado por um grupamento da Companhia Independente de Operações Especiais - CIOE - que, no dia, coincidentemente fazia treinamento de resgate, no local. Agora, Wilson quer comemorar seu primeiro ano de vida depois do grande susto. E vai comemorar com o APS.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Forte de Pau Amarelo foi construído entre 1719 e 1738. Considerado um ótimo ancoradouro, o lugar tinha a beleza natural do mar e dos coqueiros e servia perfeitamente, conta a história oficial, para o objetivo de defender parte do litoral das invasões holandesas. Sua forma é de um polígono retangular, dispõe de duas guaritas voltadas para o mar. De acordo com a arquitetura militar, o que seria muralha é apenas uma plataforma pra dispor de mais bocas de fogo. Vale a pena subir a rampa de acesso e contemplar a paisagem. Veja fotos do local no slideshow abaixo, à esquerda.

Revise a bicicleta. Nosso parceiro By Bike tem preços especiais para o APS. Lembre-se do capacete, das luvas e da câmera de ar sobressalente. Siga a orientação do apoio, nunca fique atrás da vassoura e não ultrapasse o guia. Mantenha-se no grupo, é mais seguro. Aquelas diquinhas básicas são essenciais para um bom passeio, como não fazer ziguezague, avisar quando ultrapassar outro ciclista, não buzinar insistentemente, não pedalar em calçada e manter o bom humor e a cordialidade. Gente, o sol está escaldante, o calor sufocante. Use protetor solar e muita hidratação. Bom, passeio longo, domingo 28 de março, saída às 7h.

2 comentários:

  1. Com certeza estarei lá APS !

    http://flaviiotorres.blogspot.com/

    http://alocestasebuques24hcomdvdmp3boneebook.blogspot.com/

    http://flaviioflamengo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. ESTOU CHEGANDO EM PAU AMARELO, DEPOIS DE CINCO ANOS FORA DA CIDADE. GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DESSE LINDO GRUPO. QUAL O CRITERIO PARA ACEITAÇÃO.ADORO CICLISMO.

    ResponderExcluir