quarta-feira, 3 de março de 2010

CASA DA PÓLVORA

Lugar histórico é "redescoberto"

No próximo domingo, 7 de março, você vai conhecer a Casa da Pólvora, em Ouro Preto, Olinda. Relegado a segundo plano, coberto por entulhos e em ruínas, o local só foi "redescoberto", em julho passado, quando a prefeitura iniciou a dragagem de uma lagoa interligada ao Canal da Malária. A Casa da Pólvora foi construída entre os séculos 18 e 19, como ponto de defesa da cidade. Embora seja área militar, nada protege o imóvel, totalmente despercebido pela população. O mais curioso é que a Casa da Pólvora foi tombada em 1979, faz parte do Sítio Histórico de Olinda e, mesmo assim, está entregue ao lixo. Pouco se sabe sobre a construção, tanto é que a Secretaria do Patrimônio solicitou levantamento arqueológico do que, hoje, são ruínas. Sabe-se que sua construção foi determinada pelo brigadeiro Joaquim Barbosa de Castro e que sua coberta era curva, feita de tijolos para, no caso, minimizar os efeitos de uma explosão. Apesar da situação em que se encontra, o local oferece uma bela paisagem em meio à lagoa e ao canteiro de obras da dragagem.
Só não pense em se refrescar num mergulho, a lagoa não é balneável. A saída do passeio é às 8h, do Parque da Jaqueira, concentração pelo portão próximo à barraca de frutas. Previsão de retorno às 11h30.

2 comentários:

  1. lamento informar-lhe que a descoberta não foi da prefeitura nem tampouco o que vc chama de levantamento está sendo feito por iniciativa da secretaria de patrimonio, muito pelo contrario a nossa iniciativa a do centro comunitario da vila d cohab foi quem acionou a imprensa coluna do robson sampaio,jornal do comercio e o diariisso para termos material publicado que servisse de provas para que como fizemos encaminhassemos ao gabinete da presidencia da republica e ao ministerio da cultura material denunciando o descaso,(temos as respostas tanto do gabinete do presidente lula, como do ministro juca ferreira) até mesmo por que as obras do pac estavam acabando com a fraca estrutura das ruinas, e por conseguinte provocamos o ministerio publico do estado e o ministerio publico federal que estão obrigando o iphan,a fundarpe e a prefeitura de olinda a assumirem os seus papeis, para não terem que responder pelo descaso, e ainda mais os estudos do iphan colocam a construção como parte do sitio historico da cidade alta, e por isso tem que ser cuidado do mesmo jeito que os outros monumentos,não se assute pois aqui na cohab 7ro existem pessoas que tem disernimento e conhecimento de seus direitos. um abraço rujanyr oliveira - presidente do centro comunitario, outras informações estamos a sua disposição

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o Rujany faleceu este ano de 2017, mais creio que sua luta pela Casa da Pólvora continuara.

    ResponderExcluir