quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

APS ESTÁ DE VOLTA

Morro da Conceição abre 2009

O APS está de volta depois de merecidas férias. "Férias" só no nome, pois pedalou todos os domingos e ainda teve representantes em passeios com outros grupos. O tradicional programa de abre-ano é o Morro da Conceição, com percurso diferente e bem estimulante. Ladeiras são duas - uma pra subir, outra pra descer. Portanto, prepare as pernas e a bike. A descida é perigosa e merece toda atenção.

Concentração às 8h, na Jaqueira, e saída às 8h20, com percurso médio de 32km. Lembre-se de revisar a bike, de levar câmara de ar sobressalente, muita água ou líquido repositor, protetor solar, sua roupa preferida e confortável de pedaladas, óculos de sol e, prioritariamente, capacete e luvas. E não esqueça: um sorriso bem grande ao rever os amigos.

Ao subir o Morro, um alerta - mantenha-se na rua à direita da imagem de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo é não dispersar o grupo, pois a descida não será realizada pela tradicional ladeira que dá acesso à Avenida Norte. Fique atento à orientação do guia e do apoio.

História

O Morro da Conceição tem grande importância na história de Pernambuco. A imagem da santa, que veio da França em 1904, de navio, é só uma das facetas daquela combativa comunidade. Mas apesar de sua organização popular, cultural e religiosa ainda não foi Tombado pelo Patrimônio Histórico.

Você sabia que o Morro da Conceição foi conhecido como Outeiro de Bagnuolo? Era o nome de um conde italiano que veio a Pernambuco lutar contra os invasores holandeses. O local também já foi denominado de Outeiro da Bela Vista e, só em 1904, é que passou a ser Morro da Conceição, em homenagem à santa vestida de branco e manto azul.

A maior parte de sua existência, a área pertenceu ao bairro de Casa Amarela. Com a reestruturação municipal em 1994, no entanto, foi elevado à categoria de bairro, desmembrando-se de Casa Amarela e passando a ter vida própria, hoje, com mais de 12 mil habitantes.

Carnaval -

Gente, prepare mesmo a fantasia. O carnaval do APS é pra valer, em Olinda, com direito a concurso da mais bela e original virgem apessiana. Pode usar a fantasia do ano passado, mas aqui pra nós é melhor criar do que repetir. Posso adiantar que alguns ciclistas já estão no clima - a Linda Rosa Juvenil e o Os Longos Cabelos do Super Homem só estão esperando o domingo dia 15 de fevereiro pra soltar a franga (risssssssss).

Existe a possibilidade de se contratar uma motossom (nome inventado agora) para acompanhar o grupo com músicas carnavalescas, até o local do concurso. Se ficar tudo acertado com o motoqueiro, cada ciclista participante deve colaborar com R$ 2 (dois reais) no máximo.

Para não ficar parado

Alguns integrantes do APS mantiveram-se em atividade durante as férias. Aos domingos, o grupo saiu informalmente nunca com menos de 30 participantes. Aos sábados também era bom pedalar, embora fossem grupos reduzidos. Novos monumentos do Recife, condomínios de luxo no Sítio dos Pintos, uma volta pelos bairros e até uma pedaladazinha até Porto de Galinhas, com o pessoal do Maré, tudo foi motivo para manter o saudável hábito, inclusive o de cultivar amizades.


6 comentários:

  1. Oi Roberta,
    Que bom receber notícias do início oficial das atividades de 2009.
    Acho uma boa começar pelo Morro da Conceição. Os devotos e não devotos podem assim pedir proteção pro resto do ano.
    Olha, se aquela descida é aquela que estou pensando, seria muito bom avisar o pessoal que, além dos tradicionais itens de segurança, como luvas, capacete, freios em perfeito estado, etc, etc, seria também aconselhado incluir algumas fraldas descartáveis!...(como vc diz: rsss, rsss, rsss...)
    Abraço grande, e até domingo.
    Jean.

    ResponderExcluir
  2. Sugestão dada, conselho aceito. Bj

    ResponderExcluir
  3. Não vou nem perguntar porque? Já imagino que no mínimo deve ser uma pirambeira daquelas que revira os intestinos... pergunta: é asfalto pelo menos ou vai ser na lama braba [porque a chuva não está dando trégua!]...vamos ver se acordo RADICAL!

    ResponderExcluir
  4. Asfalto, Rogério. Faça como Jean, acho que ele deve ter comprado um pacotaço. BJ.

    ResponderExcluir
  5. Estivemos com vocês no passeio ao Morro da Conceição neste 1o. domingo de fevereiro/2009.
    Foi a primeira vez que estivemos com o APS. Foi ótimo.
    Fizemos algumas fotos que podem ser vistas no álbum http://picasaweb.google.com.br/ajorgearaujo/APSRumoAoMorroDaConceicao#
    Até a próxima.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. oi Roberta,ninquem registrou mas eu desci a ladeira da fralda do morro da conceiçao.(pedalando)ass:Luciano.

    ResponderExcluir