sábado, 25 de outubro de 2008

HISTÓRIA DO APS 25.10.2008


E tudo começou assim



O grupo de ciclismo Amigos Para Sempre tem quatro anos. Tudo começou quando quatro amigos (Bel, Fernando, Gil e Márcia), que já se conheciam da pista de corrida do Parque da Jaqueira, resolveram passear de bicicleta, isso em setembro de 2004, aos domingos pela manhã. Sem qualquer pretensão, o pessoal saía pelas ruas do Recife, bairros mais próximos, até que outros amigos, os amigos dos amigos, começaram a se chegar.

Em dezembro daquele ano, já com 12 pessoas, durante um café da manhã para confraternização natalina, o grupo foi oficialmente batizado de “Amigos Para Sempre”. Nome comprido, meio difícil de ser pronunciado e escrito, foi despretenciosamente apelidado de APS, por um dos ciclistas, Tomaz. E assim ficou.

No ano seguinte, entre fevereiro e março, com a chegada de novos parceiros, firmou-se a idéia da existência de uma coordenação para que os passeios tivessem hora de saída e chegada, local de concentração e roteiro, além de normas de segurança como uso de capacete e luvas e respeito às leis de trânsito. O grupo já estava com mais de 30 pessoas e era preciso colocar uma certa ordem para diminuir os riscos e aumentar o prazer de pedalar entre amigos.

Nessa época, um pequeno informativo passou a ser distribuído durante a concentração, para que os ciclistas recebessem informações acerca do local aonde iriam. Foi assim que surgiu o lado turístico-cultural do APS. Primeiro vieram os roteiros temáticos como museus, bibliotecas, cinemas, igrejas, monumentos, pontes, todos urbanos e unicamente no Recife.

Aos poucos, o APS se estendeu à Região Metropolitana e mostrou a cara a Olinda, Paulista, Jaboatão, Abreu e Lima, Camaragibe, mas sempre buscando o lado do conhecimento. Foi por aí que promoveu passeios à Lagoa Azul, às Bicas de Olinda, a clubes de tiro e lazer, zonas rurais, periferias, matas, patrimônios da cultura pernambucana como Brenannd, Mestre Nado, Arlindo dos Oito Baixos e muitos outros que, pra descrever, só revendo os arquivos todos em CD. De acordo com a estação do ano e os feriadões, o APS pode variar entre 50 a 100 ciclistas.

Além da peculiaridade turístico-cultural, o APS carrega alegria e descontração, como se pode testemunhar nos passeios ou através das fotos. Um exemplo de passeio é o que foi feito a uma comunidade “quase” auto-sustentável. Chama-se Bicho do Mato, ostenta uma bandeira nas cores do Arco-Íris, divide comida e trabalho. O banheiro, para se ter uma idéia, é ao ar livre,

O objetivo é esse – conhecer, saber o que existe a nosso redor, como é nossa cidade, ruas por onde nunca imaginamos passar, lugares e pessoas que nunca pensamos existir. Já pensou alguém dizer: “Puxa, moro aqui e nunca, nunca mesmo, havia entrado num estádio de futebol?” ...”Oxente, onde é que estou?”...”Rapaz, que negócio arretado!”.

Crianças, jovens, adultos e idosos fazem parte deste lazer domingueiro. O APS não corre, não compete, não forma atletas. Para isso, há outros grupos, cada um com características que melhor convém ao ciclista. Agora, quem quer pedalar unindo o útil (o esporte, a saúde) ao agradável (o lazer, a brincadeira, o conhecimento) pode procurar o APS.

Acervo APS

Coordenação - Fernando Maciel, Gilvan Sobral, Márcia Cunha.
Colaboradores – ciclistas para apoio no trânsito, quebra de bike, guia-líder, apoio “vassoura” (o último, para não deixar ninguém pra trás) e informar ocorrências ao líder, comunicadora e editor de imagens para o caso de DVDs.
Dispõe – primeiros socorros, ferramentas, cintas refletivas, rádio, flâmula nas bicicletas do guia e do popular “vassoura”, camisa anual.
Comunicação – informativo e resenha fotográfica por e-mail e acaba de implantar este blog (outubro 2008).
Atividades – passeios com média de 30km aos domingos, passeio longo com média de 60km no último domingo de cada mês, comemorações de São João, aniversário, confraternização de fim de ano e causas solidárias como no natal de 2006 e 2007 e no Dia das Crianças 2008.
Concentração – Às 8h, no Parque da Jaqueira, aos domingos chova ou faça sol (a menos que, por algum motivo, comunique-se com antecedência ao ciclista, como ocorreu no domingo 05 de outubro, dia de eleições municipais. Saída, às 8h15 e retorno previsto às 11h30.
Sem fins lucrativos - Sua única fonte de renda é a venda das camisas, cujo apurado é utilizado na compra de ferramentas, rádios, cinta refletiva para os apoiadores, compra de brindes para as realizações comemorativas e reposição de material de primeiros socorros.

ContatoRoberta Tavares
(81) 3083.4229
(81) 9961.2249

robertatavaresaps@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá, pessoal da APS, tudo bem?

    Meu nome é Emerson Fialho e tive um 1° contato com vocês num domingo, no Parque da Jaqueira há alguns meses. Perguntei o que precisaria para começar e vocês disseram: "É só trazer a bicicleta! O que tá faltando?" kkkk
    Eu respondi: "A bicicleta..." hehehe

    Até que enfim, hoje, comprei a bike e fico feliz por saber que tem um grupo tão unido e sempre à procura de conhecimento e diversão, acho muito legal a idéia. ´

    Amanhã será meu primeiro passeio com vocês e estou um tanto ansioso por percorrer o caminho até a Lagoa Azul, mas qualquer coisa, tenho um apoio automobilístico... (risos).

    Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas hoje à tarde, principalmente a Roberta. É um prazer poder participar deste passeio com todos vocês que compõem a APS.

    Grato pela atenção e fiquem todos com Deus no coração; e até amanhã, pessoal.

    Forte abraço a todos,

    Emerson Fialho
    fialho922@hotmail.com
    http://emersonfialho.wordpress.com
    81 8824-0163

    ResponderExcluir